Espaço de recebimento de recicláveis é inaugurado em Belo Horizonte
O projeto foi feito em parceria com cooperativas de reciclagem, Sebrae e Abrasel. A intenção é ter um espaço de recebimento para os municípios da Grande BH
compartilhe
SIGA
Com a intenção de atender coletivos de catadores de recicláveis, o Sebrae lançou o espaço HUB de Vidro, na sede da Central de Cooperativas de Reciclagem (Cataunidos), no Bairro Xodó Marize, na Região Norte de Belo Horizonte (BH), na manhã desta terça-feira (11/8).
Um evento foi realizado no local para celebrar o lançamento, que tem como objetivo funcionar como central de recebimento de materiais dos municípios da Grande BH.
A iniciativa faz parte do projeto Pró-Catadores do Sebrae, integra parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e busca beneficiar a Cataunidos - órgão composto por 33 cooperativas de reciclagem em Minas Gerais.
Leia Mais
A Central de Cooperativas vai funcionar como um centro de recebimento de embalagem, que passa por triagens e valoração para atender indústrias que usam o material.
O presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, destacou o potencial do projeto recém-inaugurado para a classe de coletores. “O HUB do Vidro é uma forma que o Sebrae encontrou para apoiar os catadores na geração de emprego e renda, levar dignidade e inclusão para estes profissionais, além de promover a sustentabilidade, a economia circular e a integração entre cooperativas de catadores e indústrias”.
- Empresa é condenada por restringir uso de banheiro por mulher trans
- Conheça as ruas que mais vendem imóveis até R$ 350 mil em BH
A iniciativa conta com parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que vai mobilizar os restaurantes para fornecer o vidro usado pelos estabelecimentos para o HUB do Vidro. O diretor da Abrasel Paulo Nonaka comentou sobre essa articulação entre os empreendimentos locais.
“Os bares e restaurantes querem fazer parte dessa transformação. Ao estruturar a destinação correta das embalagens de vidro e aproximar o setor dos catadores e cooperativas, conseguimos gerar ganhos ambientais, sociais e econômicos para toda a cadeia”, destacou Nonaka.
Cleide Maria Santos Vieira, mobilizadora da Rede Cataunidos, celebrou a iniciativa. Segundo ela, há um grande volume de vidro descartado, mas muito desse material segue para o aterro, apesar da coleta seletiva.
“A maioria das cooperativas recebe, separa, põe na caçamba e vende. Agora, com esse processo dele ser triturado aqui, poderemos aumentar a renda, pois já sairá daqui preparado para o mercado. Isso irá agregar mais valor e diminuir a quantidade de resíduos nos aterros”, comentou.
O Hub do Vidro integra o projeto Pró-Catadores do Sebrae, que está presente em 23 estados brasileiros. Segundo dados da empresa, em 2025, a ação alcançou 421 organizações de catadores, beneficiou 5.931 trabalhadores e chegou a 244 municípios brasileiros.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiário sob supervisão do subeditor Gabriel Felice