NOVIDADE

Betim terá campus da UFMG e obras começam neste semestre, afirma prefeito

Segundo o prefeito Heron Guimarães, obras terão início ainda neste semestre; campus será instalado no bairro Jardim Petrópolis

Publicidade
Carregando...

O prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), anunciou nessa sexta-feira (3/7), por meio das redes sociais, que o município na Grande BH receberá um campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Segundo o prefeito, a implantação da unidade é resultado de uma articulação conjunta com o deputado federal Reginaldo Lopes e a reitoria da UFMG.

"Essa conquista é resultado de uma grande união de esforços, com o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes e da Reitoria da UFMG, que acreditaram nesse projeto e caminharam conosco para torná-lo realidade", publicou.

Heron Guimarães também informou que as obras do novo campus devem começar ainda neste semestre. "A chegada da UFMG representa mais oportunidades para nossa juventude, mais desenvolvimento para Betim e um novo capítulo na história da nossa cidade. É uma conquista de todos os betinenses. Viva a UFMG em Betim!", escreveu.

A criação da unidade foi oficializada por meio de decreto publicado nessa sexta-feira pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. O campus será instalado na Rua Omar Campos Guimarães, nº 200, no Bairro Jardim Petrópolis.

O Ministério da Educação (MEC) informou que a nova unidade integra a política de expansão das universidades federais e tem previsão de iniciar as atividades em 2027, com oferta inicial do curso de Engenharia de Produção. "O projeto pedagógico prevê formação interdisciplinar, ingresso por tronco comum entre áreas correlatas e a adoção de soluções voltadas à educação digital, inovação e sustentabilidade", destacam.

A reportagem procurou a UFMG, para obter mais informações sobre a implantação da unidade, mas, até a publicação desta matéria, não houve retorno.

Nota da íntegra da Prefeitura de Betim

"A publicação da Portaria SERES/MEC nº 338, do Ministério da Educação (MEC), oficializa o credenciamento do Smart Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no município. A medida representa mais um marco no processo de implantação da universidade em Betim e abre caminho para as próximas etapas do projeto, incluindo o início das obras de adequação da estrutura que abrigará a unidade.

A conquista é resultado de um trabalho conjunto iniciado em meados do ano passado, fruto das tratativas conduzidas pela Prefeitura de Betim com o apoio do Governo Federal, da Câmara Municipal de Betim e da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais.

O campus será instalado na área do antigo Clube da Fiat e será o primeiro Smart Campus da UFMG, desenvolvido em parceria tecnológica com a Huawei. O projeto prevê ainda a implantação de um centro esportivo universitário, que também poderá atender a comunidade.

Inicialmente, a unidade contará com seis cursos de graduação alinhados às vocações econômicas e tecnológicas de Betim e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com foco nas áreas de engenharia, inteligência artificial, ciência do esporte e saúde.

Com o credenciamento oficial, o projeto avança para uma nova fase. A expectativa é que as obras de adequação do antigo clube tenham início ainda neste semestre, aproximando o acesso da população de Betim e da região a uma das mais importantes instituições federais de ensino superior do país.

A implantação da UFMG em Betim representa um investimento estratégico na formação de profissionais, no desenvolvimento científico, na inovação tecnológica e na geração de oportunidades para toda a região".

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

betim educacao mec prefeito ufmg

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay