A cidade de Formiga (MG), no Centro-Oeste do estado, registrou o maior volume de chuva dos últimos 26 anos. Segundo a Defesa Civil, foram contabilizados 211 milímetros em menos de 24 horas nessa sexta-feira (23/1).

Por causa do grande volume de chuva, Formiga registrou alagamentos, quedas de árvores, e a Ponte dos Três Irmãos, uma das principais ligações do município, foi interditada ao apresentar risco estrutural. Em entrevista à TV Alterosa, o agente da Defesa Civil, Coronel Laércio, afirmou que a medida deve impactar o funcionamento do centro da cidade.

“Vamos ter que trabalhar muito e contar com a compreensão da população para que essa ponte seja restaurada o mais rápido possível, inclusive com apoio dos governos estadual e federal”, afirmou.

Para efeito de comparação, o maior volume de chuva registrado em 2024 foi de 63,3 mm, índice que levou o município a decretar Situação de Emergência, posteriormente reconhecida pelo governo federal. Em 2025, o pico foi de apenas 14,6 mm.

Já em 2026, o acumulado ultrapassou os 200 mm em um único dia, sendo classificado pela Defesa Civil como um evento hidrometeorológico severo e de alta excepcionalidade, o maior registrado na cidade em mais de duas décadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, na cidade a guarnição atendeu chamadas de deslizamentos, desmoronamentos, colapsos estruturais, inundações, alagamentos, dentre outros apoios à comunidade em ação conjunta com a Defesa Civil. Algumas famílias ficaram ilhadas ou precisaram sair das casas. Ao todo, foram pelo menos 57 acionamentos dentre intervenções operacionais e vistorias em situações de risco iminente.

De acordo com um levantamento preliminar da prefeitura, cerca de 8.418 pessoas foram afetadas, com 16 desalojados, mais de 30 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros e nenhuma morte registrada. Em nota, a administração municipal informou que o volume de chuva superou a capacidade dos sistemas de drenagem urbana e da infraestrutura pública.

“A administração municipal segue monitorando as condições climáticas, orienta a população a evitar áreas de risco e informa que novos comunicados oficiais serão divulgados conforme a evolução das ações e avaliações técnicas”, diz o comunicado.

Outros casos

Segundo o Corpo de Bombeiros, em Pedra do Indaiá (MG), Região Centro-Oeste, a guarnição atendeu chamadas para salvamento de pessoas ilhadas pela situação de inundação, alagamento e enxurrada na noite dessa sexta-feira (23/1). Na parte central do município, o transbordamento do rio chegou a cerca de 1,5m. Cerca de 50 residências afetadas.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Nas últimas 24 horas, os bombeiros atenderam, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 18 árvores caídas em via pública e sete sobre imóveis. Já no estado, foram 48 árvores caídas em via pública, uma sobre veículos e dez sobre imóveis.

compartilhe