O MetrôBH realizou o primeiro teste operacional do novo trecho da Linha 1, que liga a estação Eldorado à nova estação Novo Eldorado, em Contagem (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (13/01). A previsão é que o trecho entre em operação para o público na primeira quinzena de fevereiro, ou seja, antes do carnaval.
O Estado de Minas acompanhou o teste, que contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do vice-governador Mateus Simões (PSD), ainda no trem atual da concessionária. Nas próximas semanas, serão feitos mais testes com o novo trem adquirido pela concessionária.
“A gente fez hoje a primeira viagem que inaugura os testes finais entre trens e sistemas. Esta estação está sendo entregue, inclusive, com dois meses de antecedência do que estava previsto originalmente no contrato de concessão”, disse Cláudio Andrade, presidente do MetrôBH. “Até junho teremos quatro trens novos em operação e até o fim do ano mais seis trens em operação, completando os 10 trens previstos”, completa.
Andrade também anunciou que o primeiro dos 24 novos trens já chegou ao Brasil, no porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro, e que amanhã iniciará seu caminho rumo à capital mineira. Os novos veículos irão substituir os da década de 80 que estão em circulação e se juntaram a outros dez adquiridos entre 2010 e 2013, totalizando uma frota de 34 trens.
Os trens foram adquiridos da Changchun Railway Vehicles, por aproximadamente R$ 700 milhões. Eles contam com ar-condicionado, sistema de regeneração de energia - ou seja, quando freia, gera energia para poder ser aproveitada pelo próprio sistema - e é automatizado, o que garante uma maior segurança nas viagens.
Com expectativa de atender cerca de 7 mil passageiros por dia, a obra instalou 1,7 quilômetro de trilhos, sistema de segurança, além da construção da própria estação. O investimento no novo trecho é de cerca de R$ 96 milhões.
“A felicidade que a gente sente hoje é de saber que as pessoas passam a usar um sistema moderno, mais seguro, com bilhetagem de melhor a qualidade, mais rápida. Nós paramos de ter intercorrências com trem parado por conta de problema no trilho. As mudanças estão acontecendo e a gente vai ter a alegria de inaugurar as duas estações da Linha 2 nos próximos meses”, disse Simões.
Além da expansão do sistema, dez estações da Linha 1 já passaram por obras de modernização como a instalação de placas e totens em braile, banheiros adaptados e revitalização do piso podotátil, novos sistemas hidráulicos, de drenagem e iluminação, além de telhados, pinturas e pisos. A previsão é que a revitalização completa das outras nove estações seja concluída ainda este ano.
Linha 2
Sobre a Linha 2, Andrade afirmou que as duas primeiras estações, Nova Suíça e Amazonas, serão inauguradas no meio deste ano e deve atender cerca de 4 mil usuários por dia. As demais estações têm previsão de conclusão em 2027 e início de operação em 2028.
Ao todo, serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Com a conclusão das obras, a expectativa é que a Linha 2 transporte, em média, 50 mil passageiros por dia.
Leia Mais
Romeu Zema garantiu que, independentemente do resultado das próximas eleições, o recurso para conclusão das obras está garantido.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“Este ano ainda teremos pelo menos mais duas estações e, depois, a linha 2 completa e o mais importante, recurso reservado para ser utilizado somente com esse propósito, ou seja, qualquer que seja um cenário político em Minas e no Brasil, essas estações serão entregues aqui na Região Metropolitana. Essa obra, juntamente com o rodoanel metropolitano, vão melhorar muito a mobilidade urbana”, declarou o governador.
