Deputada convoca audiência pública após vazamentos de estruturas da Vale
Após os extravasamentos registrados na cidade da Região Central de MG, parlamentar também propôs visita técnica nas minas
compartilhe
SIGA
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) quer investigar os impactos dos incidentes envolvendo estruturas da mineradora Vale, em Congonhas, na Região Central de Minas Gerais. A parlamentar protocolou uma série de requerimentos na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nessa terça-feira (27/1), solicitando informações e vistoria das estruturas.
A medida foi feita após o registro de dois extravasamentos em estruturas localizadas nas minas de Fábrica e de Viga, ambas pertencentes à empresa, ocorridos em um intervalo de cerca de 12 horas, no último domingo (25/1).
Leia Mais
A parlamentar solicita a realização de uma audiência pública para debater as consequências ambientais e sociais do rompimento de um dique e o extravasamento de outras estruturas da Vale, além da segurança da população local, as medidas de prevenção e monitoramento.
Foram convidados pela deputada, a mineradora, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), movimentos sociais, a prefeitura, a Câmara Municipal e moradores do município.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Além da audiência, um segundo requerimento foca na fiscalização direta. A deputada propõe uma visita técnica às minas Fábrica e Viga. O intuito é verificar as condições de segurança das estruturas minerárias, considerando os extravasamentos de rejeitos que ocorreram, bem como os riscos à proteção da população, das pessoas atingidas, dos territórios e do meio ambiente.