Uma forte chuva deixou diversas ruas alagadas no Centro e em bairros de Juiz de Fora (MG), na Zona da Mata, no início da noite desta segunda-feira (15/12). O Rio Paraibuna, que corta a cidade, subiu dois metros, alcançando 3,2 metros por volta das 19h.

Mais cedo, a Defesa Civil já havia emitido um alerta de chuvas intensas, com possibilidade de fortes rajadas de vento. O aviso meteorológico é válido até as 9h desta terça-feira (16/12). Comércios e residências foram invadidos pela água. Não havia registro de feridos até o fechamento desta edição. 

No Mergulhão, localizado na Avenida Rio Branco, a maior da cidade, alguns ônibus do transporte coletivo urbano ficaram ilhados. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a água dentro do veículo e alguns passageiros no teto do coletivo. 

Rua Fonseca Hermes, no Centro Redes sociais
Cratera se abriu no asfalto no Bairro Bonfim, na Zona Leste da cidade Redes sociais
Praça da Estação, no Centro Redes sociais
Carros parcialmente submersos no Bairro Vitorino Braga, na Região Leste da cidade Redes sociais
Mergulhão ficou totalmente alagado, impedindo passagem de carros e ônibus Redes sociais

As avenidas Francisco Bernardino e Itamar Franco, por exemplo, estão entre as que tiveram pontos relevantes de alagamento no Centro. As ruas Floriano Peixoto, Batista de Oliveira, Fonseca Hermes, Santo Antônio e São Mateus, todas na Região Central, são algumas das que ficaram tomadas pela água. 

A Defesa Civil da cidade informou que mais de 112 mm de chuva foram registrados em apenas uma hora, conforme aferido pelo pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado no Bairro Linhares — um dos mais castigados pela forte chuva e onde carros chegaram a ficar quase totalmente submersos.

"No mesmo período foram registrados mais de 90 mm no Centro e mais de 75,2 mm no Bairro Marumbi. A Defesa Civil monitora a cidade em tempo real pela sala de situação. As regiões mais afetadas foram o Centro e a Zona Leste", informou o órgão em comunicado. 

No Bairro Vitorino Braga — localizado na Zona Leste e conhecido pelos desafios de infraestrutura e riscos geológicos — muitos veículos também ficaram parcialmente ou quase totalmente debaixo d'água. No Bairro Bonfim, na mesma região da cidade, uma cratera se abriu no asfalto. 

Chuva em milímetros: entenda

A quantidade de água da chuva é medida em milímetros (mm). Cada milímetro corresponde a um litro de água por m² (metro quadrado). Por exemplo, se chover 50 milímetros, significa que, em cada metro quadrado, caíram 50 litros de água.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

compartilhe