BH: Lagoa da Pampulha terá treinamento e prática de esportes náuticos
Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião pretende incluir treinamentos na Lagoa assim que concluídos os testes de navegação
compartilhe
SIGA
Assim que encerradas as fases de teste com a navegação de barco turístico na Lagoa da Pampulha, a pretensão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é a utilização do espaço para a prática de esportes náuticos. É o que afirmou o prefeito Álvaro Damião neste sábado (27/12), antes do primeiro passeio do Capivarã na lagoa.
Segundo ele, é o segundo passo da Pampulha Navegável, que já tem o índice de qualidade considerado bom. Em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo municipal afirmou que tem o sonho de ver atletas treinando na lagoa. “Eu cobri quatro Olimpíadas. Já vi pessoas saindo daqui para poder treinar fora e poder disputar Jogos Olímpicos e Panamericanos… Quero que treinem na Pampulha”, disse ele, jornalista de formação.
Damião relatou que o próximo passo do projeto é a abertura da lagoa para treinamento e prática de profissionais de esportes náuticos. Ele ainda fez um convite: “Aqueles que queiram fazer um campeonato de vela na Lagoa da Pampulha serão recebidos de braços abertos”.
A lagoa passa hoje pela primeira fase de teste de navegação. Segundo Damião, a etapa avalia a navegação para este tipo de embarcação, uma vez que foi determinado que a água tem um índice de qualidade boa para a prática. "A gente está fazendo tudo com tranquilidade e segurança. Nesta fase de teste, vamos fazer com que as pessoas possam curtir gratuitamente, inclusive com as crianças das escolas municipais", declarou o prefeito.
De acordo com ele, o esgoto despejado nas águas da lagoa está sendo tratado em uma parceria da prefeitura com a Copasa. Em uma possível renovação de contrato com a Copasa, ele afirmou que a PBH quer uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na parte de cima da lagoa, onde será possível fazer a separação de água de chuva e de esgoto, e não manter apenas a Estação de Tratamento de Água Fluvial (ETAF), localizada próximo ao zoológico.
Leia Mais
O chefe do Executivo municipal também disse que não permitirá que o esgoto seja despejado nas águas da lagoa, o que possibilitará uma maior abrangência nas áreas passíveis de navegação. Segundo Damião, há uma conversa envolvendo a Copasa, ele e prefeitos de cidades metropolitanas.
“Tenho certeza absoluta que a Copasa vai nos atender porque é de interesse dela uma renovação de contrato. Ela quer permanecer em Belo Horizonte. Para permanecer em BH, só vai permanecer se tratar da Lagoa e se tratar a Lagoa como Lagoa da Pampulha e não como esgoto a céu aberto”, finalizou.
Passeios
As águas da lagoa têm os primeiros passeios de barco neste sábado. Com capacidade para 30 pessoas, incluindo guia de turismo e navegação, o barco faz um passeio de duração de 1 hora pelo Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco, e passa por pontos como a Casa do Baile, Iate Clube, antigo cassino que é Museu de Arte da Pampulha, Casa JK e Igrejinha da Pampulha.
Estão programados mais três passeios no domingo (28/12), nos horários de 10h, 13h e 15h, cujos 78 ingressos também já foram adquiridos. As próximas viagens estão programadas para sexta (2/1), sábado (3/1) e domingo (4/1).
De acordo com a PBH, os passeios vão acontecer sempre de quinta-feira (com exceção do dia 1º de janeiro) a domingo, nos horários de 10h, 13h e 15h, com a retirada de ingressos pela internet a partir das 12h da terça-feira anterior. A partir de fevereiro, os três passeios da quinta-feira serão reservados para alunos da rede pública municipal.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Poderão ser retirados até quatro ingressos por CPF, e a recomendação é que os passageiros cheguem com 15 minutos de antecedência no local de embarque, que é feito no CAT Veveco, localizado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, na altura do número 855.