Vídeo: chuva provoca alagamento e rua fica tomada por lixo em cidade de MG
Enxurrada causou estragos em Conselheiro Lafaiete, na Região Central, e deixou resíduos espalhados pela rua. Unaí e Jacutinga também sofreram com temporal
compartilhe
SIGA
Uma forte chuva atingiu Conselheiro Lafaiete (MG), na Região Central do estado, nessa segunda-feira (24/11) e provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Imagens que circulam nas redes sociais mostram rua tomada pela enxurrada e grande quantidade de lixo sendo arrastada pela correnteza.
Nos vídeos, é possível ver sacolas plásticas e outros resíduos boiando pela água. Ainda não há informações oficiais sobre danos estruturais ou número de pessoas afetadas no município.
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete informou que a situação se agravou por causa de falhas na coleta de lixo da cidade. "A empresa responsável pelo serviço foi notificada várias vezes ao longo do ano por descumprir obrigações previstas no contrato. A primeira notificação ocorreu em 08/01 e o processo administrativo já ultrapassa 200 páginas, reunindo registros de irregularidades como atrasos, interrupções e má execução do serviço. Como resultado, mais de R$ 1 milhão em multas foram aplicados", diz.
A gestão afirma que, apesar da pressão popular por uma solução imediata, não é possível rescindir o contrato de forma abrupta sem a documentação necessária. Esse conjunto de provas permitiu avançar para um novo processo de licitação, publicado em 19/11. O certame está marcado para 09/12 e foi estruturada com critérios rígidos para garantir melhoria na qualidade da coleta e maior eficiência operacional.
Leia Mais
Outras cidades afetadas em Minas
De acordo com boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, nas últimas 24 horas os municípios de Unaí (MG), no Noroeste do estado, que teve casas alagadas, e Jacutinga (MG), no Sul de Minas, onde um muro de uma creche caiu, foram os mais afetados devido às chuvas intensas.
Além deles, outras 35 cidades mineiras registraram impactos provocados pelas precipitações em novembro. O balanço aponta 101 desabrigados e 678 desalojados em todo o estado em decorrência dos temporais neste mês.
Previsão do tempo
Os efeitos do ciclone extratropical formado na costa do Sudeste do Brasil na madrugada desta terça-feira (25/11) já podem ser sentidos em Minas Gerais. Deslocando-se para o Norte do país, o fenômeno deve atingir o norte de Minas e a Bahia nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a previsão do tempo, o ciclone poderá causar chuvas intensas (de 30 a 60mm/h ou 50 a 100mm/dia) com rajadas de vento nas regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri nesta terça-feira (25/11).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
As regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana e Central também podem se preparar para algumas pancadas de chuva, embora a tendência seja a redução das chuvas e da nebulosidade entre o fim da tarde e à noite.