Tarifa Zero em BH: prefeitura e vereadores vão discutir financiamento
Encontro acontecerá após o prefeito Álvaro Damião (União) ter sinalizado contrariedade à aprovação do PL que acaba com as cobranças nos ônibus de Belo Horizonte
compartilhe
Siga no
Os vereadores favoráveis ao Projeto de Lei (PL) da Tarifa Zero no transporte público da capital mineira vão se reunir com o secretariado da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na próxima segunda-feira (25/8), para debater o assunto. Pesquisadores que defendem a iniciativa também vão participar do encontro, confirmado pela PBH.
Leia Mais
Estarão presentes o secretário de fazenda, Pedro Meneguetti, de mobilidade urbana, Guilherme Willer, de planejamento, orçamento e gestão, Bruno Passeli, além do secretário de governo, Guilherme Daltro. O encontro será às 15h, na sede da Prefeitura.
Na pauta estará a recente pesquisa da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG que mostra que a implantação da taxa para custear a Tarifa Zero aumentaria a folha salarial das empresas em 0,91% em média, com uma baixa possibilidade de que empresas saiam da capital devido a este aumento.
A expectativa dos vereadores e pesquisadores é de que a reunião esclareça dúvidas sobre o custeio da política e sensibilize o prefeito Álvaro Damião (União) a apoiar a iniciativa - o chefe do executivo deu declarações recentes nas quais demonstrou ser contrário à Tarifa Zero em Belo Horizonte.
A vereadora Iza Lourença (Psol), que protocolou o PL, relata que outros três vereadores, que não assinaram o projeto, demonstraram ser favoráveis à medida, o que, somados os signatários, garantiria 25 votos - pra ser aprovada, a Tarifa Zero precisa de 28 votos dos 41 vereadores.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Iza conta que, pelas conversas que já teve com o empresariado da capital e tendo apoio da população, é possível aprovar o PL em primeiro turno com unanimidade. “Nós acreditamos que estamos com força política para aprovar esta proposta em BH”, defende.