ARQUIVO

Um papa em BH: vídeo raro da TV Itacolomi mostra visita em 1980

Avenida Afonso Pena completamente lotada, muito calor e desfile em carro aberto marcaram a passagem pela capital mineira

Publicidade

Em julho de 1980, Belo Horizonte parou, literalmente, para acompanhar a primeira e, até hoje, a única visita de um papa à capital mineira. E nos arquivos da Itacolomi (1955-1980), TV que pertencia aos Diários Associados, encontramos alguns registros raros da passagem de João Paulo II por BH.

O pontífice, carinhosamente chamado pelos brasileiros de Peregrino da Paz, desembarcou no aeroporto da Pampulha na manhã de 1º de julho de 1980. De lá, foi para a rodoviária, no Centro da cidade, de onde desfilou pela Avenida Afonso Pena em carro aberto até o Bairro Mangabeiras.

O papamóvel foi acompanhado por uma multidão, que seguiu em direção à praça aos pés da Serra do Curral. As imagens da TV Itacolomi impressionam ao mostrar a Avenida Afonso Pena completamente tomada por fiéis.

Era terça-feira de muito calor naquele dia. Tanto, que muitos passaram mal e precisaram de atendimento médico.

Na Praça Israel Pinheiro, no Mangabeiras, um palco foi montado aos pés da Serra do Curral para João Paulo II celebrar uma missa. O local, desde então, foi carinhosamente apelidado de Praça do Papa pelos belo-horizontinos.

Tópicos relacionados:

bh morte-do-papa papa

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay