BH: cirurgias ortopédicas eletivas serão retomadas nesta quinta-feira (6/2)
Procedimentos foram suspensos temporariamente em virtude da alta demanda por procedimentos de urgência no fim de janeiro
compartilhe
Siga no
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que as cirurgias eletivas ortopédicas serão retomadas a partir desta quinta-feira (6/2). Segundo a PBH, a orientação foi repassada aos hospitais da Baleia, das Clínicas, Evangélico, Metropolitano Dr. Célio de Castro, São Francisco, Universitário Ciências Médicas e Santa Casa, por meio de ofício, nessa segunda-feira (3/2).
Os procedimentos foram suspensos temporariamente, entre 22 de janeiro a 5 de fevereiro, pela alta demanda por procedimentos de urgência, com a maioria dos casos envolvendo pacientes que sofreram acidentes de trânsito ou quedas.
De acordo com a PBH, o ofício ressalta a efetividade da estratégia, que já faz parte do planejamento de ações contingenciais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) na gestão de leitos hospitalares.
-
04/02/2025 - 14:11 Médico suspeito de estuprar pacientes e funcionárias é preso em Minas -
04/02/2025 - 14:38 Próximo voo com deportados dos EUA pode não ter Confins como destino -
04/02/2025 - 14:34 Reabertura do bloco cirúrgico do Maria Amélia Lins sem data definida
No período em que as cirurgias estavam suspensas, foram feitas 869 internações de ortopedia de urgência para a realização de cirurgias. No momento, segundo a SMSA, 42 pacientes estão à espera de um leito ortopédico de urgência na capital. Os números são relativos a procedimentos até 3 de fevereiro. Anteriormente, a média diária era de 100 pacientes.
“O prazo de contingenciamento ainda não foi finalizado e já temos um resultado positivo em um período de 13 dias. Isso demonstra a importância da tomada de decisão de forma ágil por parte da Secretaria Municipal de Saúde, que utiliza essa estratégia sempre que preciso, com o objetivo de manter a assistência de forma oportuna aos pacientes”, reforçou o subsecretário de Atenção à Saúde, André Luiz de Menezes.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
No ofício também foi solicitado apoio às sete instituições prestadoras para ampliação da execução de procedimentos eletivos, com o objetivo de compensar os pacientes não admitidos no período da suspensão. As ações a serem implementadas são de responsabilidade de cada hospital, de acordo com a disponibilidade e capacidade da instituição, em articulação direta com a SMSA.