POLÍTICAS MIGRATÓRIAS

Voo de brasileiros deportados dos EUA, com destino a BH, é cancelado

Aeronave precisaria passar por manutenção; ainda não foi definida uma nova previsão para a chegada dos brasileiros

Publicidade

O primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos após a posse de Donald Trump, que chegaria a Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (24/1), foi cancelado.

O voo, com 158 passageiros – sendo 88 brasileiros – chegou a Manaus (AM) nesta tarde e tinha previsão de seguir para a capital mineira às 20h. Após várias remarcações, a companhia cancelou o voo.

 

De acordo com a BH Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH, ainda não foi definida uma nova previsão para a chegada dos brasileiros.

 
A aeronave, da Global Crossing Airlines, precisaria passar por manutenção, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre o ocorrido.
 

Desde sua posse, na última segunda-feira (20/1), Trump anunciou uma série de medidas para endurecer as regras de entrada e permanência de estrangeiros nos EUA. Entre as mudanças, estão o restabelecimento da política “Permaneça no México” e a suspensão do direito automático à cidadania por nascimento em território americano.

Na noite dessa quinta-feira (23/1), Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, publicou em redes sociais que mais de 500 imigrantes ilegais de diferentes nacionalidades já foram presos desde o início da nova gestão, incluindo indivíduos ligados a gangues e condenados por crimes graves.

Embora o voo que pousará em Confins seja o primeiro com deportados brasileiros na gestão Trump, há a possibilidade de que alguns dos passageiros tenham sido detidos ainda durante o governo Biden. Essa será a segunda chegada de deportados ao aeroporto neste ano: o primeiro voo, com 100 brasileiros a bordo, aterrissou em 10 de janeiro.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

As novas diretrizes do governo norte-americano apontam para uma escalada das ações contra a imigração ilegal. Trump também anunciou a suspensão de pedidos de refúgio por, pelo menos, quatro meses, além da revisão do sistema para análise desses pedidos. O governo já elegeu as prioridades do mandato, entre elas medidas polêmicas como a construção de um muro na fronteira com o México.

Aguarde mais informações

Tópicos relacionados:

brasil eua imigracao trump

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay