AFOGAMENTO

Criança de um ano fica três minutos submersa em piscina e é reanimada em MG

A vítima, de apenas um ano e quatro meses, passa bem, segundo nota do Corpo de Bombeiros de Uberaba

Publicidade

Após se afogar em uma piscina, um menino de um ano e 4 meses foi reanimado com manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) por equipe do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). A piscina onde a criança se afogou fica em sua residência, localizada em um condomínio de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Segundo relato da mãe da criança ao 8º BBM, antes de ser resgatado, o menino ficou submerso por aproximadamente três minutos.

"Após a estabilização, a criança foi encaminhada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), onde deu entrada intubada e em estado estável. A criança encontra-se estável e bem, em processo de recuperação no HC-UFTM", destacou o 8º BBM, por meio de nota.

Ainda conforme nota do 8º BBM, inicialmente, os bombeiros realizaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), mantendo os procedimentos até a chegada da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu. "Durante o atendimento, uma médica pediatra residente no condomínio também prestou auxílio, atuando em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU. A pediatra realizou procedimentos avançados, como intubação e administração de medicamentos, o que resultou no retorno dos sinais vitais da criança", diz outro trecho de nota do 8º BBM.

Dicas de prevenção de afogamento

Esse incidente, de acordo com o 8º BBM, reforça a importância de cuidados preventivos para evitar afogamentos, especialmente envolvendo crianças pequenas. Algumas dicas essenciais incluem:

- Manter a supervisão constante das crianças enquanto estiverem na piscina. Não importa a profundidade, nunca deixe as crianças sozinhas, nem por um segundo;

- Para supervisionar adequadamente as crianças, evite distrações e mantenha-se sempre próximo a elas. Não perca o contato com as crianças, mesmo quando estiverem em uma banheira;

- Não confiar na segurança de boias ou outros dispositivos infláveis. Esses objetos podem furar ou se soltar facilmente. Prefira boias de espuma ou, idealmente, coletes salva-vidas adequados.

Siga o nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

afogamento bombeiros minas-gerais salvamento

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay