
Cachoeira na Estrada Real de Minas seca devido ao longo período de estiagem
A queda d’água é um ponto turístico do estado, em Santa Cruz de Minas, na Região Central
compartilhe
Siga noA Cachoeira do Bom Despacho, localizada em Santa Cruz de Minas, na Região Central do estado, secou devido ao período de estiagem que acomete a região. A queda d’água é ponto turístico da região e faz parte da rota da Estrada Real.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há 108 dias não chove em São João Del Rey, município a cerca de 4 km de Santa Cruz de Minas e que possui estação meteorológica.
12/09/2024 - 12:18 Baixa umidade coloca cidades de MG em alerta vermelho para clima de deserto 12/09/2024 - 13:25 Incêndio atinge floresta de fábrica de lápis em Minas 12/09/2024 - 17:28 Mineradora com atividades suspensas encerra atividades na Serra do Curral
Secretária adjunta de Cultura e Turismo do município onde fica a cachoeira, Jesulaine Lopes conta que o nível da queda d'água estava diminuindo aos poucos desde o início do ano. Nessa quarta-feira, imagens registraram a cachoeira praticamente seca.
“Este é o primeiro ano que a situação fica crítica. É triste ver os banhistas chegando e voltando devido à falta d'água. E o pouco de água que ficou está parada e suja”, conta Jesulaine.
Antes da seca; veja
Seca em Minas
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarou situação crítica de escassez hídrica em porções das bacias do Rio das Velhas e do Rio da Prata. Essa medida é consequência da seca que atinge o estado, incluindo a Região Metropolitana. Os reservatórios do Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da maior parte da Grande BH, também vêm sofrendo quedas diárias.
“Historicamente, o regime hidrológico neste período do ano já é bastante preocupante. Além disso, ainda enfrentamos dificuldades em relação à ausência de planejamento e ações de preservação ambiental, voltadas principalmente para nossos rios e mananciais”, avalia Poliana Valgas, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH do Rio das Velhas).
Este ano, outras três portarias de escassez hídrica em Minas foram publicadas e seguem vigentes. São elas: regiões a montante da estação Velho do Taipa, localizada no Rio Pará; da estação Porto do Passarinho, localizada no Rio Abaeté; e da estação Barra do Xopotó, localizada no Rio Xopotó.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice