Remédio inibe a ação das lipases pancreáticas
     -  (crédito: Freepik)

Remédio inibe a ação das lipases pancreáticas

crédito: Freepik

O Orlistate é um medicamento amplamente reconhecido por sua eficácia na perda de peso, sendo uma ferramenta cada vez mais buscada pelas pessoas que buscam uma solução médica para obesidade ou sobrepeso.

Porém, muitos ainda não sabem exatamente por que usar o medicamento Orlistate, quais são seus benefícios e as formas de uso recomendadas. Pensando neste público, organizamos um guia que reúne as principais informações necessárias para aqueles que consideram ou já estão utilizando este tratamento.

Para que serve o orlistate?

Antes de mais nada, é importante entender que o Orlistate atua no sistema digestivo, especificamente inibindo a ação das lipases pancreáticas, enzimas responsáveis pela quebra das gorduras ingeridas. Ao impedir a atuação dessas enzimas, o medicamento reduz a quantidade de gordura absorvida pelo organismo, resultando em um déficit calórico que contribui para a perda de peso.

Portanto, ele é destinado à auxiliar no tratamento da obesidade ou do sobrepeso, especialmente quando associado a fatores de risco como hipertensão, diabetes tipo 2, e hiperlipidemia.

Benefícios do medicamento

Os benefícios do Orlistate vão além da simples perda de peso. A redução do peso corporal por meio do uso deste medicamento pode levar a melhorias significativas em várias
condições de saúde associadas à obesidade.

Entre esses benefícios, destacam-se:

- melhoria no controle glicêmico: pacientes com diabetes tipo 2 podem experimentar uma melhoria nos níveis de glicose;
- redução da pressão arterial: a perda de peso pode contribuir para a diminuição da pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
- diminuição dos níveis de colesterol: Orlistate pode ajudar na redução dos níveis de colesterol LDL (conhecido como colesterol "ruim"), enquanto promove um perfil lipídico mais saudável;
- prevenção de doenças cardiovasculares: ao combater a obesidade e seus fatores de risco associados, o Orlistate desempenha um papel preventivo contra doenças cardiovasculares.

Formas de uso

O Orlistate é tipicamente prescrito na dosagem de 120 mg, tomado três vezes ao dia com as principais refeições que contenham gordura. É fundamental que os usuários sigam as orientações de dosagem prescritas pelo médico, uma vez que o uso inadequado pode levar a efeitos colaterais indesejados, como problemas gastrointestinais.

Além disso, recomenda-se que o tratamento seja acompanhado por uma dieta moderadamente hipocalórica e nutricionalmente equilibrada. Isso significa um cardápio rico em frutas, vegetais e grãos integrais que devem maximizar a perda de peso e os benefícios do tratamento.

Recomendações adicionais

Confira mais algumas recomendações sobre o medicamento:

- nutrição e exercício: para resultados ótimos, o uso de Orlistate deve ser parte de um programa abrangente de perda de peso, incluindo uma dieta saudável e atividade física regular;
- suplementação vitamínica: devido à reduzida absorção de gordura, pode haver uma diminuição na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Portanto, pode ser necessário o uso de suplementos vitamínicos, tomados pelo menos duas horas antes ou depois do Orlistate, conforme orientação médica;
- monitoramento médico: é importante também o acompanhamento regular com um profissional de saúde para monitorar o progresso. Assim como ajustar a dosagem se necessário, e gerenciar quaisquer efeitos colaterais.

Ou seja, o Orlistate representa uma opção de tratamento eficaz para indivíduos lutando contra a obesidade ou sobrepeso, oferecendo benefícios significativos para a saúde quando utilizado corretamente e como parte de um programa integrado de perda de peso.

Ao combinar o uso do medicamento com mudanças no estilo de vida, os pacientes podem alcançar resultados duradouros e melhorar sua qualidade de vida. É importante lembrar que, como sempre, a decisão de iniciar o tratamento deve ser feita em consulta com um profissional de saúde. Isso garante que o medicamento seja apropriado para o perfil e necessidades individuais do paciente.