Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

Mais uma rede de restaurante anuncia o fechamento de 50% de suas unidades

André Rangel  Por André Rangel 
17/09/2025
Em Curiosidades, Notícias
Restaurante de primeira linha precisa fechar por falta de trabalhadores

A queda que ameaça grandes restaurantes nos últimos meses

A Rede de Restaurantes PLANTA® é uma rede vegana de serviço completo, fundada em Toronto em 2016, conhecida por adaptar pratos tradicionais com ingredientes vegetais. Em maio de 2025, a rede entrou com pedido de falência sob o Capítulo 11, citando pressões inflacionárias e retração do consumidor como principais fatores. A rede entrou com pedido de proteção contra falência, em parte devido a desafios econômicos como custos de insumos e queda no consumo, aponta o Restaurant Dive. Embora a notícia seja de 2025, os restaurantes já operavam em vários estados dos EUA e Canadá. Restaurantes que oferecem alimentação saudável frequentemente enfrentam dificuldades operacionais. Apesar de muitos expressarem o desejo por uma dieta mais equilibrada, na prática, as escolhas tendem a não refletir essa intenção.

  • A demanda por opções veganas ainda é restrita a nichos específicos.
  • Marcas de alimentos plant-based enfrentam desafios no mercado geral.
  • Adaptação de modelos de negócio para atender a um público mais amplo é vital.

Por que as redes de restaurantes saudáveis enfrentam dificuldades?

Apenas 1% dos americanos se identificam como veganos e 3% como vegetarianos, segundo pesquisa da Gallup. Isso limita a clientela de restaurantes exclusivamente veganos. Em grandes cidades como Nova York e São Paulo, a concentração desses consumidores pode representar um fôlego maior para os negócios, mas ainda é desafiador expandir para regiões onde a oferta e a demanda são menores.

Restaurante fechado -Créditos: depositphotos.com / Cebas1

Quais estratégias têm sido adotadas por redes como Planta?

A Planta, rede que entrou em recuperação judicial, tentou ampliar o apelo de sua marca. O objetivo era tornar o plant-based uma opção atrativa e acessível.

Exemplo prático de Planta:

LeiaTambém

Uma famosa marca de roupas tem uma queda inesperada, com 41 anos de história, fecha mais de 300 lojas no mundo

Uma famosa marca de roupas tem uma queda inesperada, com 41 anos de história, fecha mais de 300 lojas no mundo

03/12/2025
O perigo silencioso na tomada: como o consumo errado pode pesar no bolso até mais do que você imagina

O perigo silencioso na tomada: como o consumo errado pode pesar no bolso até mais do que você imagina

02/12/2025
O McDonald’s anuncia fechamento inesperado, gerando forte reação negativa em pleno período de festas de fim de ano

O McDonald’s anuncia fechamento inesperado, gerando forte reação negativa em pleno período de festas de fim de ano

02/12/2025
Grande rede de varejo fecha todas as lojas após 80 anos e choca consumidores

Grande rede de varejo fecha todas as lojas após 80 anos e choca consumidores

02/12/2025

Um menu 100% plant-based projetado para transformar a experiência gastronômica, mas que ainda luta para captar clientes fiéis fora de grandes cidades como Miami ou Los Angeles.

Que dificuldades as opções plant-based enfrentam nos Estados Unidos?

As carnes à base de plantas já ocupam apenas 1% do mercado total de carnes nos Estados Unidos. Enquanto alternativas como hambúrgueres de soja prometem benefícios ambientais, sua aceitação ainda é limitada. Empresas como Beyond Meat e Impossible Foods tentam modificar hábitos alimentares, investindo em tecnologia e comunicação, embora enfrentem resistência do público tradicional.

Qual a necessidade de adaptação nos negócios de alimentação saudável?

  • Ampliar o apelo das ofertas veganas para atrair mais consumidores não-veganos.
  • Investir em marketing para educar e aumentar a conscientização dos consumidores, seja por meio de redes sociais como Instagram e TikTok ou em eventos como a Veganuary.
  • Explorar colaborações que ofereçam mais flexibilidade gastronômica aos clientes, como parcerias entre restaurantes tradicionais e veganos.

Para se manterem competitivas, redes devem reavaliar suas estratégias, focando não apenas nos defensores do veganismo, mas também em um público mais abrangente e diversificado. O acompanhamento das tendências em 2024 e a adaptação rápida podem ser diferenciais decisivos para o sucesso do restaurante.

Tags: consumofalênciafechamentorestaurantevegano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.