Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

Nova lei antitabagismo do país também proíbe fumar no carro, veja como vai funcionar

André Rangel  Por André Rangel 
12/09/2025
Em Curiosidades, Notícias
Pausa para fumar no trabalho - Créditos: depositphotos.com / nenovbrothers

Pausa para fumar no trabalho - Créditos: depositphotos.com / nenovbrothers

WhatsApp
Seguir no Google
Chat Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • As mosquinhas pretas do banheiro parecem surgir do nada, mas o verdadeiro foco pode estar escondido dentro do ralo há 1 semana
  • Passar álcool em gel na tela da TV parece inofensivo, mas pode manchar o aparelho e danificar o revestimento para sempre há 1 semana
  • Arqueólogos abriram 18 tumbas no Egito e encontraram 24 pequenas línguas de ouro colocadas junto aos mortos há cerca de 2 mil anos há 2 semanas
  • Com 659 mil m², 9 blocos gigantes e espaço para mais de 65 mil profissionais, este prédio tomou o recorde de maior edifício de escritórios do mundo há 2 semanas
Mais sobre Curiosidades →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.

A recente modificação da Lei do Tabaco na Espanha traz mudanças significativas, especialmente no que diz respeito ao consumo de cigarros em automóveis. Esse anteprojeto, que ainda precisa de aprovação parlamentar, busca limitar os locais onde é permitido fumar, alinhando-se ao movimento internacional de promoção da saúde coletiva e proteção de trabalhadores.

  • Proibição de fumar em veículos considerados centros de trabalho
  • Aplicação de restrições também para cigarros eletrônicos
  • Desafios para os agentes de trânsito na implementação
  • Nova exigência para sinalização adequada em veículos de trabalho, facilitando a fiscalização

Como a nova lei afeta a condução?

Em situações tradicionais, os automóveis são vistos como áreas privadas, o que torna difícil proibir fumar neles. No entanto, se fumar distrair o condutor, já pode ser aplicada uma multa de 200 euros, semelhante a qualquer outra distração. Além disso, em caso de transporte de menores ou pessoas vulneráveis, há discussões em andamento para ampliar ainda mais as restrições, seguindo exemplos adotados em outros países europeus.

O que muda ao fumar em centros de trabalho móveis?

A nova lei antitabaco proíbe fumar em veículos considerados centros de trabalho, como vans de entrega ou carros de representantes comerciais em serviço. Isso adiciona complexidade ao trabalho dos agentes, que agora precisam determinar o status do veículo. A regulamentação prevê, inclusive, o uso de identificação visual ou documentação específica que comprove o uso laboral do automóvel.

LeiaTambém

O fato de a rua ser pública não libera o motorista para bloquear o acesso de veículos

“Pararam o carro na frente da minha garagem e disseram que a rua é pública” o que o Código de Trânsito diz sobre bloquear uma guia rebaixada

10/08/2026
A mudança abre uma nova forma de ajudar quem não consegue pagar pelo processo de habilitação.

Brasileiros de baixa renda agora podem ter autoescola, taxas e emissão da CNH pagas com dinheiro arrecadado das próprias multas de trânsito

10/08/2026
O motorista precisa ter cuidado ao passar por trechos alagados perto de outras pessoas

“Passei por uma poça e joguei água em quem estava andando na calçada” o que o Código de Trânsito prevê para o motorista

09/08/2026
A buzina existe para situações específicas e não deve ser usada livremente nas ruas

“Buzinei na porta de casa para avisar que tinha chegado depois das 22h” o que determina o Código de Trânsito nesse caso

09/08/2026
Proibido fumar – Créditos: depositphotos.com / julydfg

Como ficam o vape e os cigarros eletrônicos com a nova norma?

O vape e o uso de cigarros eletrônicos também estarão restritos nesse tipo de veículo, uma medida que busca equiparar o vape ao consumo de tabaco tradicional. Essa equiparação reflete as recentes conclusões de pesquisas científicas, que apontam possíveis danos à saúde, principalmente em ambientes fechados e compartilhados.

Qual o impacto do tabaco e por que a lei foi criada?

O tabaco é responsável por 35% dos casos de câncer e causa aproximadamente 50.000 mortes anuais na Espanha, segundo o Ministério da Saúde. Esse dado ressalta a importância das medidas implementadas para reduzir o consumo. Além disso, a exposição passiva continua sendo preocupação central das autoridades sanitárias.

Como é a lei antitabagismo no Brasil em 2025?

No Brasil, a legislação antitabagismo também evoluiu até 2025. Desde a Lei 12.546/2011, fumar é proibido em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes, locais de trabalho e transporte público, incluindo, desde 2024, carros de aplicativos e serviços de transporte compartilhado enquanto estiverem transportando passageiros. O uso de cigarros eletrônicos, apesar de proibido para venda e importação pela Anvisa, ainda é alvo de fiscalização intensiva, com campanhas públicas contra seu uso, sobretudo entre jovens. A lei prevê multas e sanções administrativas a estabelecimentos e motoristas flagrados desrespeitando as regras.

A legislação brasileira é considerada uma das mais avançadas da América Latina na proteção ambiental e da saúde coletiva, sendo referência internacional em políticas de combate ao tabagismo.

Quais são as reflexões finais sobre as novas regulações?

  • A lei busca reduzir a exposição ao tabaco em ambientes de trabalho móveis.
  • Restrições mais rigorosas também são aplicadas ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar.
  • A implementação exigirá uma definição clara da natureza laboral dos veículos, tanto na Espanha quanto em países como o Brasil.
  • O alinhamento internacional reforça o compromisso com a saúde pública e a segurança de trabalhadores.
Tags: cigarroleimultaSAÚDEtabacoTrânsito

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · Chat Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.