Estudante mineiro vai representar o Brasil na Olimpíada de Biologia em Cuba
Aluno de escola de Montes Claros concorreu com mais de 152 mil estudantes. Competição em Havana será realizada em setembro
compartilhe
Siga no
O estudante mineiro Marcos Paulo Gonçalves, de 16 anos, de Montes Claros, no Norte de Minas, vai representar o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), que acontecerá em Havana, capital de Cuba, entre os dias 9 e 13 de setembro deste ano. Ele conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que garantiu a vaga para disputar a OIAB.
Marcos Paulo, que é aluno do segundo ano do ensino médio no Colégio Prisma, em Montes Claros, concorreu com 152.650 estudantes de 2.623 escolas inscritas na OBB.
14/06/2024 - 07:00 ‘EM Minas’ recebe CEO do grupo Ânima Educação neste sábado (15/6)
13/06/2024 - 15:27 Enem 2024: inscrições terminam nesta sexta; confira o cronograma
13/06/2024 - 15:27 Quatro escolas públicas do Brasil são indicadas à 'Melhor Escola do Mundo'
Ele ficou entre os 16 estudantes classificados para a seletiva internacional, que ocorreu no mês de maio, no Instituto Butantan, em São Paulo. Desses, apenas quatro estudantes foram selecionados para a Olimpíada Ibero-Americana, entre eles, Marcos Paulo, o único estudante do segundo ano do ensino médio.
A Olimpíadada Brasileira de Biologia é um projeto voltado para estudantes de ensino médio, organizado pelo Instituto Butantan. A iniciativa é apoiada pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), com o objetivo de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da biologia.
“Sou muito grato, primeiramente, a Deus e a minha família por terem sempre me apoiado nesta longa caminhada. Além disso, a todos os professores que me ajudaram a chegar lá, desde o início da minha formação acadêmica”, afirma Marcos Paulo, citando os nomes das professoras Lilian Amaro, Valéria Mafra e Vitória Louise.
“No Butantan, foi uma honra estar ao lado de alunos tão brilhantes de diversos estados brasileiros, além de ter conhecido a equipe de pesquisadores e doutores responsáveis pela capacitação para a olimpíada internacional”, declara o estudante mineiro.
Ele afirma que está intensificando os estudos para as provas na capital cubana. “Estou me preparando para a OIAB e espero conquistar uma medalha de ouro para o Brasil”, diz.
“Conquistar a medalha de ouro na OBB e participar da seletiva no Butantan, ao lado de renomados cientistas brasileiros, já foi por si só um privilégio para Marcos e uma experiência inesquecível para um estudante tão jovem como ele. Ficamos em êxtase ao saber que ele irá agora representar a equipe brasileira na etapa internacional”, avalia Valéria Mafra, uma das professoras do estudante.
O que é a OIAB
A Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB) é uma competição anual de biologia entre estudantes do ensino médio de países da América do Sul e América Central e ainda Portugal e Espanha. Os idiomas utilizados são espanhol e português.
A competição é organizada por professores voluntários de universidades e escolas secundarista. A iniciativa tem como objetivo estimular o interesse dos alunos pelo estudo da biologia, premiar publicamente o esforço dos jovens talentos, promover relações de amizade entre professores e entre alunos de diferentes países, incentivar a troca de experiências e despertar ou consolidar o desejo para a investigação dos jovens nas ciências biológicas.
A OIAB conta com a participação de estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana.