ENTREGAS

iFood inicia serviço de entrega com drone

Operação começou em Barueri (SP) nesta segunda (1º) com duas aeronaves que voam 3,6 km em cinco minutos

Publicidade
Carregando...

PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) - O iFood começou a realizar entregas por drone no estado de São Paulo nesta segunda-feira (1º), informou a empresa. A cidade escolhida pelo grupo para inaugurar o serviço é Barueri, na região da Grande São Paulo.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O fluxo da entrega começa com um robô autônomo dentro do Shopping Iguatemi Alphaville, passa pelo voo do drone -que cruza um trecho aéreo de 3,6 quilômetros em cinco minutos- e termina com um entregador, que leva o pedido até o cliente. Essa é a primeira rota de delivery no Brasil que vai sobrevoar áreas residenciais.

Duas aeronaves estarão disponíveis para o trajeto, realizando entregas diariamente das 10h30 às 22h30.

Segundo o iFood, a operação foi desenhada para atuar em rotas com altas taxas de rejeição pelos entregadores. A empresa afirma que, no caso da região de Barueri, essa taxa era de quase 50% dos pedidos.

"O objetivo é contornar a complexidade de acesso e o longo tempo de espera para entrada nos grandes condomínios de Barueri, e, assim, transformar trajetos que antes eram evitados pelos entregadores em operações rápidas e eficientes", diz o anúncio do iFood.

A nova operação em Barueri replica o modelo já implementado pela empresa em Sergipe, onde a rota aérea que liga um shopping de Aracaju a moradores de Barra dos Coqueiros superou a marca de 5.000 pedidos desde outubro de 2025.

A aeronave utilizada, desenvolvida pela empresa brasileira Speedbird Aero, é a mesma utilizada em Sergipe. O drone voa a 50 km/h a uma altitude de 60 metros e tem capacidade para entregas de até 5 kg. O modelo também suporta algumas condições climáticas adversas, como ventos de até 55 km/h e chuvas de 5 mm/h.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A rota em Barueri foi desenvolvida em parceria pelas duas empresas, com certificações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), afirma o iFood. O percurso de cada voo é monitorado por um centro de controle da Speedbird Aero em Franca (SP).

Tópicos relacionados:

anac drone entrega espaco-aereo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay