DPMG abre inscrições para segunda turma do curso

DPMG abre inscrições para segunda turma do curso "Defensoras Populares" em Belo Horizonte

crédito: DPMG/Divulgação

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep) e sua Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), abriu as inscrições para a segunda turma do curso “Defensoras Populares” na unidade de Belo Horizonte. As aulas serão ministradas de forma híbrida entre abril e maio deste ano.

 

Conforme a defensora pública e coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG, Samantha Vilarinho Mello Alves, o objetivo da capacitação é compartilhar conhecimento ligado aos direitos das mulheres, a fim de que elas possam ser replicadoras em seus territórios, acolhendo mulheres em situação de violência e/ou vulnerabilidade social.

 

O curso pretende formar e articular mulheres que se destacam como lideranças populares, possibilitando que as alunas contribuam para mudanças sociais a partir dos núcleos onde estão inseridas. Assim, elas são incentivadas a buscar soluções para as demandas mais comuns de suas comunidades, principalmente em relação à defesa das mulheres vítimas de violência, e se tornam disseminadoras e multiplicadoras do conhecimento sobre os direitos das mulheres e as lutas contra o machismo, o preconceito e a violência.

 

Ao promover o aprimoramento e empoderamento de inúmeras mulheres, lideranças populares por natureza, o curso da Defensoria Pública de Minas Gerais também pretende contribuir para a pacificação de conflitos nas mais diversas localidades.

 

O cronograma da capacitação conta com aulas expositivas e práticas e inclui temas que abordam aspectos relacionados à violência contra mulheres negras e transgênero, atenção psicossocial à mulher em situação de violência, acesso aos serviços de saúde, obstétrica, direito de família, mulheres em situação de drogadição e o acesso à política, entre outros.

 

Com início previsto para o dia 2 de abril, as aulas serão ministradas de forma híbrida – presencialmente no Auditório da DPMG, com transmissão simultânea pelo canal da DPMG no YouTube.

 

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário até o dia 2 de abril – quando começam as aulas. Haverá um limite de vagas para o presencial por conta da lotação do auditório, mas para acompanhamento virtual, o acesso é livre.