CINEMA

Festival de Cannes 2026 premia ‘Fjord’ com a Palma de Ouro; veja vencedores

Produções da Romênia, Rússia e Polônia se destacam na 79ª edição do festival; Brasil aparece em mostra paralela

Publicidade
Carregando...

O Festival de Cannes encerrou neste sábado (23/5) sua 79ª edição com o principal prêmio entregue ao filme “Fjord”, do diretor romeno Cristian Mungiu. Presidido pelo cineasta sul-coreano Park Chan-wook, o júri anunciou os vencedores de uma competição marcada pela diversidade geográfica, embora considerada menos badalada pela crítica internacional.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Estrelado por Sebastian Stan e Renate Reinsve, “Fjord” acompanha a trajetória da família Gheorghiu, que deixa a Romênia em busca de segurança e estabilidade em uma vila remota da Noruega.

O Grand Prix, segundo prêmio mais importante de Cannes, ficou com “Minotaur”, do russo Andrey Zvyagintsev. Já o prêmio de direção teve empate entre a dupla espanhola Javier Calvo e Javier Ambrossi, por “La bola negra”, e o polonês Pawe Pawlikowski, por “Fatherland” (“A terra do meu pai”).

Nas categorias de interpretação, os prêmios também foram divididos. Virginie Efira e Tao Okamoto venceram como melhores atrizes por “All of a sudden”, enquanto Valentin Campagne e Emmanuel Macchia levaram troféus de Melhor Ator ator por “Coward”.

Melhor Roteiro ficou com Emmanuel Marre, por “A man of his time”. E o Prêmio do Júri foi para “The dreamed adventure”, da diretora alemã Valeska Grisebach.

Prêmio para o Brasil

Embora o Brasil tenha ficado fora da competição principal, o país  marcou presença na mostra “Um certo olhar”. A coprodução brasileira com Nepal, Alemanha, França, Noruega e Bélgica, “Elefantes na névoa” conquistou o Prêmio do Júri na sexta-feira (22/5).

Mulheres do Nepal usando roupas típicas daquele país batem palmas e sorriem em cena do filme Elefantes na névoa
Coprodução do Brasil com Nepal, Alemanha, França, Noruega e Bélgica, 'Elefantes na névoa' levou o Prêmio do Júri da mostra 'Um certo olhar', no Festival de Cannes 2026 Festival de Cannes/divulgação

Na categoria dedicada a longas estreantes, a diretora Marie Clémentine Dusabejambo, de Ruanda, venceu a Câmera de Ouro com “Ben'imana”.

Outro destaque foi a conquista da Palma Queer por Jane Schoenbrun, com “Teenage sex and death at Camp Miasma”.

A presença de Hollywood na competição principal foi discreta, restrita a “Paper tiger”, de James Gray, e “The man I love”, de Ira Sachs.

Ainda assim, cineastas norte-americanos tiveram espaço em sessões especiais, com documentários de Steven Soderbergh (“John Lennon: The last interview”) e Ron Howard (“Avedon”), além do retorno de Nicolas Winding Refn com “Her private hell”, exibido fora da competição.

Confira os principais vencedores de Cannes 2026:

. Palma de Ouro: “Fjord”, de Cristian Mungiu

. Grand Prix: “Minotaur”, de Andrey Zvyagintsev

. Melhor Direção: Javier Calvo e Javier Ambrossi (por “La bola negra”) e Pawe Pawlikowski (por “A terra do meu pai”)

. Prêmio do Júri: “The dreamed adventure”, de Valeska Grisebach

. Melhor Atriz: Virginie Efira e Tao Okamoto (por “All of a sudden”)

. Melhor Ator: Valentin Campagne e Emmanuel Macchia (por “Coward”)

. Melhor Roteiro: Emmanuel Marre, por “A man of his time”

. Câmera de Ouro (melhor filme estreante): “Ben'imana”, de Marie Clémentine Dusabejambo

Outros prêmios de destaque:

. Mostra “Um certo olhar” (Prêmio do Júri): “Elefantes na névoa” (coprodução brasileira)

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

. Palma Queer: “Teenage sex and death at Camp Miasma”, de Jane Schoenbrun

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay