Maria Efigênia Lage ganhadora do premio Jabuti de Literatura
       -  (crédito: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Maria Efigênia Lage ganhadora do premio Jabuti de Literatura

crédito: Beto Novaes/EM/D.A Press

Morreu a professora, historiadora e escritora mineira Maria Efigênia Lage, nessa terça-feira (16/4), aos 86 anos. A informação foi confirmada pela filha, Michele Lage Resende.


O velório para os familiares e amigos é hoje, das 13h30 até às 16h30, no Cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, Região Oeste de Belo Horizonte.

 


Maria Efigênia tinha um câncer. “Ela estava sofrendo muito, mas precisava descansar. Perder uma mãe, eu acho que nunca estamos preparados”, afirma.


Michele destaca o peso da morte da mãe. “Ela tem uma obra brilhante. Foi uma profissional inteligente, competente ao extremo, uma pessoa brilhante e que as pessoas todas que conviveram com ela têm sempre uma grande admiração e muito agradecimento porque eu acho que ela ajudou muitas pessoas na área”, ressalta.

 

 

Maria Efigênia Lage foi professora mestra da UFMG, ganhou o Jabuti, o prêmio literário mais tradicional  do Brasil. Ela era pós doutoranda pela Universidade Coimbra. "Ela tem assim 1000 titulações. É uma referência, não só para o estado, mas nacional", aponta a filha.


As pesquisas concentravam-se nas áreas de História e Culturas Políticas, Ensino de História e Documentação. Foi responsável pela administração dos documentos referentes ao período da ditadura militar na capital mineira.


Juntamente com o professor de história da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Luiz Carlos Villalta, lançou o livro ‘História de Minas Gerais – A Província de Minas’, obra que reuniu trabalhos inéditos sobre o tema.