Paulista Marco Pereira (seis cordas de nylon) e o goiano Rogério Caetano (sete cordas de aço) são amigos e parceiros de longa data -  (crédito: DIVULGAÇÃO)

Paulista Marco Pereira (seis cordas de nylon) e o goiano Rogério Caetano (sete cordas de aço) são amigos e parceiros de longa data

crédito: DIVULGAÇÃO

Violonistas de gerações distintas, o paulista Marco Pereira (seis cordas de nylon) e o goiano Rogério Caetano (sete cordas de aço) se juntaram para gravar o álbum “Folia das cinco” (Galeão). Com 10 faixas, oito autorais, o disco já está rodando nas principais plataformas digitais e traz as participações especiais de Zélia Duncan (voz) e Pretinho da Serrinha, Amoy Ribas e Marcelinho Moreira, na percussão. 

O violonista gaúcho Yamandu Costa também ajudou na produção da faixa que abre o disco, “Folia das cinco”, e os arranjos foram feitos pelos próprios Rogério Caetano e Marco Pereira. “Eu e Marco temos uma amizade de longa data, ele é meu padrinho de casamento. Foi um cara que ajudou muito no início da minha carreira, meu mestre e professor. Há uma admiração mútua”, explica Caetano. 

 

Os dois se conheceram na Escola de Música de Brasília, em 1997. O goiano conta que o primeiro trabalho da dupla foi o método “Sete cordas – Técnica e estilo” (Garbolights Livros, 2010), que é de cunho didático “Mas, paralelo a isso, a gente sempre gravou juntos”, acrescenta o violonista. “Folia das cinco”, explica, é um apanhado de vários momentos que eles gravaram juntos. “A própria faixa que abre o álbum foi gravada em fevereiro de 2004, portanto está completando 20 anos. Depois, continuamos a fazer projetos, sempre gravando juntos. Certo dia, falei: 'Marco temos um disco na mão, inclusive, com as participações, tudo muito bem tocado, bem explicado e com um som muito bonito. Vamos colocar mais algumas faixas e lançar o álbum?'”. 

CONEXÕES

Marco, claro, concordou com a ideia. “Paralelamente, a esse novo trabalho, a gente sempre esteve tocando juntos em vários festivais, mas não tínhamos, até hoje, registrado isso em um álbum, no formato de duo. E agora a gente concretizou isso, e estamos muito felizes.”

Sobre a participação de Zélia Duncan em “Cidade lagoa (Sebastião Fonseca e Cícero Nunes) e “Amigo é casa” (Capiba e Hermínio Bello de Carvalho), Caetano conta que foi consequência de um projeto que ele fazia, “Fique à vontade” (2017). “Sempre convidava algum instrumentista ou uma cantora para participar. Então, a gravação dela é daquela época. O Marco tem uma grande amizade com ela, pois os dois conviveram bastante quando moravam em Brasília. Depois, se tornou grande amiga minha. Fiz o sete cordas e o Marco o violão de seis cordas no disco só de sambas da Zélia ('Antes do mundo acabar')”, detalha. 

O artista goiano exalta ainda a conexão que tem com o parceiro neste disco. “Ao mesmo tempo, há uma limpeza, tudo claro, muito bem explicado, além do resultado sonoro, a diferença e riqueza dos timbres. Todo mundo que participou desse disco teve uma soma feliz, seja eu, Marco, Pretinho, Amoy, Marcelinho ou a própria Zélia, que cantou muito. É um trabalho que, no todo, passa uma energia muito boa para quem o ouve.”

OUTROS PROJETOS

Caetano conta que tem feito muitos shows, principalmente com o pianista carioca Cristóvão Bastos e com Gian Correa. “Tenho viajado sempre com esses dois trabalhos e, atualmente, Marco está em uma turnê nos Estados Unidos. Só estou esperando ele voltar para começarmos a ensaiar e cair na estrada. O nosso disco está tendo um resultado muito positivo. Em breve, vamos rodar o Brasil e exterior.” 

O violonista revela que gravou no fim de 2023 um disco em duo com o Henrique Cazes, homenageando o cavaquinista e compositor carioca Valdir Azevedo (1923-1980). “Ano passado foi o centenário dele e prestamos essa homenagem. Esse disco será lançado em breve.”


“FOLIA DAS CINCO”
Disco de Rogério Caetano e Marco Pereira
Selo: Galeão
10 faixas
Disponível nas plataformas digitais