

Depois de 30 anos na Raja, Catharina vai mudar de endereço
Nova sede do tradicional buffet, com projeto do arquiteto Sérgio Viana, deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2025
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Até 31 de julho, o Buffet Catharina fecha as portas no endereço onde funcionou por 30 anos, na Avenida Raja Gabaglia, no Estoril. O buffet, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, ganhará sede nova no Buritis. Com projeto do arquiteto Sérgio Viana, o novo espaço deverá ficar pronto no segundo semestre do ano que vem. Nesse meio tempo, o Catharina funcionará como buffet externo em endereço temporário, que será aberto em no máximo dois meses.
Virginia Matos de Menezes, diretora comercial da empresa, conta que o desejo de mudança era forte desde 2023. No início, pensou-se na reforma do prédio da Raja, mas, segundo ela, ao se colocar o custo no papel, percebeu-se que o melhor seria a construção de outra sede.
• CONCEITO
O arquiteto Sérgio Viana conta que o projeto do novo Buffet Catharina foi inspirado na própria trajetória da empresa. "Uma história linda de empreendedorismo e de valores, que sempre marcou o mercado de eventos de Belo Horizonte. O novo espaço traz referências à marca do buffet, representada pelos conhecidos arcos da fachada, fazendo uma releitura da forma e trazendo tecnologia e inovação", diz ele, lembrando que o projeto vem sendo desenvolvido a quatro mãos, com participação ativa dos clientes, "contribuindo com toda a experiência adquirida ao longo dessa brilhante história".
• MULHER NA DIREÇÃO
A médica ginecologista e professora Cláudia Lourdes Soares Laranjeira, que anteriormente ocupava o cargo de diretora de graduação e primeira vice-diretora, foi nomeada diretora-geral da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Susan Martins Lage assume o cargo de vice-diretora. Pela primeira vez em mais de 70 anos, uma mulher assume a diretoria-geral da instituição.
Leia também: Obra do ambientalista Ailton Krenak inspira grupo de teatro de BH
• ON-LINE
Na quinta-feira (25/7), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a artista Jocasta Roque exibe o primeiro espetáculo do edital No Palco do Piccolo. “Identidade ancestral, o show” será apresentado ao vivo no canal oficial do Piccolo no YouTube, às 20h30.
• DESIGN AUTORAL
Desta quarta-feira (24/7) a 30 de julho, a Casadorada Conceito celebra seus dois anos com nova edição da Mostra de Design Autoral Casadorada. O projeto convidou 13 artistas e designers de destaque no cenário brasileiro contemporâneo para expor a seleção de obras que, de algum modo, representam sua produção. “Em apenas dois anos, a Casadorada conquistou espaço importante no cenário belo-horizontino, trazendo obras, artistas e estúdios de design que muitas vezes eram inéditos por aqui. Para nosso aniversário não poderia ser diferente. Desenhamos a 2ª Mostra de Design Autoral como uma grande celebração”, aponta a responsável pelo espaço, Afonsina Megale.
E mais: Fagner vai reviver um dos seus grandes shows em BH
• “VISÍVEL SENSÍVEL”
As 50 obras da exposição “Visível sensível: Do colecionismo ao museu”, que fazem parte do acervo do Centro de Memória Usiminas, atraíram a atenção do público na Casa Fiat de Cultura. De abril até junho, quando a mostra foi encerrada, 40 mil pessoas passaram por lá. O acervo é formado por esculturas, pinturas, desenhos e gravuras dos séculos 20 e 21, assinados por Amilcar de Castro, Yara Tupynambá, Bruno Giorgi, Jorge dos Anjos e Franz Weissmann, entre outros artistas. Rodrigo Vivas, doutor em história da arte, assinou a curadoria da exposição.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.