Anna Marina
Anna Marina
ANNA MARINA

Ovo: de vilão a herói e aliado do verão e do carnaval

Esse alimento oferece nutrientes fundamentais para a produção de energia e para manter disposição e concentração sem sobrecarregar a digestão

Publicidade

Mais lidas

Essa história de alimentação é muito engraçada. Por anos, comer ovo era muito saudável, e os médicos e nutricionistas indicavam a ingestão do ingrediente várias vezes por dia em suas mais diversas formas de preparo. Depois, o coitado foi banido. Virou o criminoso, acusado de aumentar o colesterol “ruim” (LDL) e ser prejudicial à saúde cardiovascular devido ao alto teor de colesterol na gema (cerca de 186 mg a 200 mg por ovo grande).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover


A ciência evoluiu e o ovo foi “absolvido” dessa culpa. Hoje, é considerado um superalimento. Leve, proteico e fácil de consumir, ele aparece na rotina de atletas e de famosos e tem benefícios para energia, saciedade e imunidade no calor. Por isso, está sendo muito recomendado por nutricionistas e nutrólogos para os foliões.


Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, em dias muito quentes, o organismo gasta mais energia para manter o equilíbrio térmico. O ovo oferece proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B e colina, nutrientes fundamentais para a produção de energia e para manter disposição e concentração sem sobrecarregar a digestão.


Além da energia, o alimento também contribui para a sensação de leveza, algo valorizado no verão. Com aproximadamente 70 calorias por unidade, alta digestibilidade e preparo simples, o ovo promove saciedade sem causar desconforto gastrointestinal, um ponto importante quando o corpo já está trabalhando mais para regular a temperatura.


O ovo reúne vitaminas A, D e E, além de minerais como zinco e selênio, que ajudam a fortalecer a imunidade e proteger as células contra os efeitos do estresse oxidativo. A presença de antioxidantes como luteína e zeaxantina, concentrados na gema, também contribui para a proteção celular e a saúde da pele e dos olhos.


Versátil e fácil de adaptar à rotina, o ovo pode ser consumido de diferentes formas nos dias quentes, inclusive em refeições frias, como lanche ou refeição leve.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

(Isabela Teixeira da Costa/Interina)

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay