(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas LINHA 2023

Land Rover Defender ganha motorização diesel e já chega a custar R$ 800 mil

Novo conjunto híbrido leve tem propulsor a diesel de 300cv e alternador que também é capaz de atuar como motor elétrico


30/04/2022 04:00

carrocerias curta
Conjunto híbrido leve substitui antigo motor 2.0 turbo nas carrocerias curta (foto) e alongada (foto: Land Rover/Divulgação)

 
A linha 2023 do Land Rover Defender chega com uma importante mudança, mas só debaixo do capô. O motor 2.0 a gasolina que equipava todas as versões foi substituído por um conjunto híbrido leve a diesel, que, de acordo com a marca inglesa, era uma demanda dos seus clientes.
 
O motor a combustão interna é um seis-cilindros em linha de 3 litros, com 300cv de potência e 66,2kgfm de torque. A parte híbrida é composta por um alternador que também é capaz de atuar como motor elétrico. Ele utiliza a rotação do motor, assim como a regeneração das desacelerações, para carregar uma bateria de lítio de 48 volts.
 
Linha 2023 do Defender
Linha 2023 do Defender traz duas novas versões, mas preço do modelo já alcançou inacreditáveis R$ 800 mil (foto: Land Rover/Divulgação)
 
 
Quando atua como motor elétrico, esse componente usa a energia da bateria para dar partida no motor pelo sistema start/stop, assim como no próprio torque do veículo. Dessa forma, a troca do propulsor também resultou na redução do consumo de combustível e emissões.
 
O novo “coração” está disponível para ambas as carrocerias, a curta (90) e a de quatro portas (110). A nova geração do Defender é construída em monobloco de alumínio, que, segundo a Land Rover, é 10 vezes mais rígida do que o modelo clássico.
 
A transmissão continua sendo composta pelo câmbio automático de 8 marchas e sistema de tração integral. Enquanto a velocidade máxima do modelo é de 191km/h, a aceleração até os 100km/h varia de acordo com a carroceria: 6,7 segundos para o jipe curto e 7 segundos para o alongado.
As suspensões independentes a ar se adaptam constantemente à superfície, monitorando as condições do veículo 500 vezes por segundo. Outro sistema que facilita a vida nas mais variadas situações é o Terrain Response, que ajusta vários parâmetros de rodagem, principalmente a tração, conforme o terreno.
 
Completam os atributos fora de estrada a capacidade de transposição em trechos alagados de até 90 centímetros, habilidade reforçada por um sistema que informa no display do multimídia até que ponto a carroceria está imersa. Já o “capô transparente” é um assistente que utiliza câmeras para mostrar na tela central as áreas que ficam sob o veículo, auxiliando nas manobras mais complicadas.
 
Agora, o controle de cruzeiro adaptativo é item de série no Defender 2023. Outras funções semiautônomas disponíveis são o monitoramento de pontos cegos, o assistente de tráfego traseiro e o controle de saída do veículo, que alerta se outro veículo em movimento se aproxima quando alguma porta foi destravada por dentro.
 
Também passa a ser de série a tecnologia InControl Telematics, que permite o monitoramento e controle de algumas funções do veículo a distância por meio de um aplicativo no smartphone. A tecnologia telemática também agrega função de chamadas de emergência em caso de acidente.
A Land Rover ainda divulgou que a linha 2023 do Defender traz duas novas versões. A intermediária X-Dynamic HSE tem o teto contrastante em preto, detalhes nos para-choques e nas laterais em preto brilhante, soleiras com assinatura da versão, badge exclusivo, inscrição “Defender” na cor cinza-escuro e rodas diamantadas de 20 polegadas. No interior, é possível escolher entre cinco cores de revestimento: preto, marrom, cinza, bege e marrom khaki.
 
Já a versão de topo X soma o novo capô contrastante em preto, pinças de freio pintadas em vermelho e lanternas escurecidas, além de bancos climatizados e revestidos em couro marrom ou preto. O novo Defender Diesel D300 já está à venda nas concessionárias da Land Rover. A versão de entrada do Defender 110 tem preço sugerido de R$ 725.950, seguida pela X-Dynamic HSE, vendida por R$ 743.950, e pela X, que custa R$ 800.950. Já o Defender 90 D300 HSE é vendido por R$ 708.950.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)