(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cheio de estilo e conteúdo

Novo sedã da marca sueca traz visual mais imponente e conjunto mecânico que garante prazer ao volante, além de tecnologia e sofisticação para encarar a concorrência alemã


postado em 16/11/2019 04:00 / atualizado em 15/11/2019 15:01

(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A sueca Volvo tem evoluído cada vez mais, e a cada novo produto tem mostrado que já não é mais referência somente no quesito segurança. Para enfrentar a pesada concorrência alemã – leia-se Mercedes-Benz, BMW e Audi – e se fazer presente no difícil mercado norte-americano, a marca tem lançado produtos cada vez mais modernos e conectados com a tecnologia. Exemplo disso é o novo Volvo S60, sedã médio premium que teve o visual repaginado e ainda ganhou muito em conteúdo. Testamos a versão intermediária T5 Inscription, que agradou pela sofisticação e desempenho, mas deixou a desejar no consumo de combustível.

Montado sobre a plataforma Spa, a mesma do SUV grande XC90, o novo S60 passou por alterações nas dimensões, ganhando 12,6cm no comprimento, 2,5cm na largura e 9,6cm na distância entre-eixos. Mas a s mudanças são visíveis também no visual. O modelo agora tem a frente mais imponente, com grade de barras verticais paralelas e moldura cromada. Os faróis full LED trazem o já tradicional martelo de Thor como luz diurna, também em LED. A parte inferior do para-choque tem uma saia que confere um toque de esportividade, mas raspa  facilmente em saídas de rampas e lombadas.

O sedã ficou mais robusto e mais baixo, detalhe facilmente percebido no momento de entrar no carro. O banco fica em posição mais baixa, exigindo cuidado na hora de entrar e mais esforço na hora de sair. A frente do S60 é alongada e alta, e as laterais são limpas, com destaque apenas para moldura cromada das janelas. Na traseira, as lanternas com formato em C usam LED e a saída dupla do escape conta com bocal cromado. Os retrovisores externos poderiam ser um pouco maiores, já que a visibilidade traseira não é das melhores. Mas a câmera de ré e os sensores de estacionamento ajudam nas manobras.

ESPAÇO 

O porta-malas também cresceu – aumento de 62 litros – e traz o interior todo revestido em carpete de boa qualidade. A tampa do compartimento de bagagem tem alças do tipo pescoço de ganso, mas ficam embutidas nas laterais, recurso que resulta em redução do espaço. O estepe de emergência também está lá dentro e o porta-malas, que tem bom volume (442 litros) conta ainda com iluminação e tomada de 12V.

Por dentro, o sedã da Volvo traz bancos confortáveis e anatômicos, apoiando bem as pernas e as costas graças às abas laterais. Os ajustes dos bancos dianteiros são elétricos, incluindo o lombar, e trazem duas posições de memória. Os apoios de cabeça na frente são fixos, mas seguem o padrão de segurança Volvo. O espaço no banco traseiro também é muito bom para duas pessoas, já que o túnel alto no assoalho e o console invasor atrapalham a vida de quem senta no meio. Já nos assentos laterais os passageiros se acomodam com conforto e também contam com apoios de cabeça fixo. Somente no meio o apoio é regulável em altura. O banco traseiro conta ainda com Isofix e Top Tether para fixação de cadeiras infantis e iluminação. São seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS) e sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS).

ACABAMENTO 

Mas quem senta atrás não conta com entrada USB na extremidade do console, apenas uma tomada 12V. Se precisar usar a USB tem que recorrer à que fica dentro do compartimento do console. Já as saídas de ar-condicionado ficam nas colunas das portas, mas não trazem controle de temperatura. O acabamento interno preza pela qualidade dos materiais. Os bancos são revestidos em couro perfurado e os painéis das portas trazem detalhes em couro liso. A parte alta do painel tem acabamento em plástico duro, mas com textura que imita material emborrachado. O painel traz ainda detalhes imitando madeira e elementos cromados.

O volante é todo revestido em couro, com ajuste manual de altura e distancia, além de comandos para acesso ao controle de velocidade, celular e som. O painel é todo digital, com conta-giros, velocímetro, computador de bordo e mostrador de marcha engatada. A chave é do tipo presencial e partida do motor é dada no botão giratório do start/stop que fica no console. O modelo conta com freio de estacionamento elétrico. Ainda no console, o motorista encontra o seletor de modos de condução: Eco (economia de combustível), Comfort (para uso cotidiano), Individual (preferências pessoais na condução) e o Dynamic (alto desempenho).

DIRIGINDO 

Para impulsionar o sedã, o conjunto mecânico mostra ao que veio e faz bonito. O coração do sueco é um motor 2.0 turbo que não economiza torque e potência, despejando a força já em baixas rotações. Com injeção direta de gasolina, o propulsor garante fortes arrancadas e retomadas de velocidade, tornando o ato de dirigir mais prazeroso. O desempenho é empolgante para um sedã que a princípio tem proposta familiar. O câmbio automático de oito marchas tem relações bem definidas, permitindo o melhor aproveitamento da força do motor, além de garantir trocas suaves, quase imperceptíveis. Mas, estranhamente, as trocas manuais só podem ser feitas na alavanca do câmbio, já que o S60 T5 Inscription não traz aletas atrás do volante.

No modo Dynamic o sedã fica ainda mais nervoso, com aceleração ainda mais esportiva e trocas de marchas em giros mais altos. Mas se o motorista fica muito empolgado e pisa fundo, o consumo de combustível pode chegar a 5km/l, resultado aferido pelo computador de bordo. Em termos de tecnologia de auxílio à condução, o S60 T5 traz alerta de mudança de faixa, alerta de trânsito cruzado e de colisão traseira, sistema que detecta a fadiga do motorista, alertas de limite de velocidade, radar e ponto cego, e aviso de colisão frontal com frenagem de emergência.

O sedã tem as suspensões com uma calibragem mais firme, feitas para trafegar as pistas bem cuidadas da Europa e Estados Unidos. Nos pisos irregulares do Brasil as suspensões do Volvo S60 sofrem e acabam transferindo para o interior, causando certo desconforto. Mas no quesito estabilidade o sedã se sai muito bem, garantindo segurança total nas curvas. A direção com assistência elétrica foi bem calibrada, com bom diâmetro de giro. Os freios, com discos ventilados bem grandes, ajudam a segurar as quase duas toneladas do sedã.

A versão T5 do S60 tem como concorrentes o BMW 330i M Sport (R$ 269.950), o Audi A4 2.0 TFSI (R$ 214.990) e o Mercedes-Benz C300 Sport (R$ 259.900). Todos com motorização e conteúdo semelhantes, mas os alemães ainda levam vantagem pela tradição das marcas. Mas é certo que o S60 não perde em nada para os sedãs germânicos.

Sistema multimídia lembra um tablet, com tela tátil de nove polegadas
Sistema multimídia lembra um tablet, com tela tátil de nove polegadas

Cheio de mordomias

O Volvo S60 T5 Inscription traz na lista de equipamentos de série o Sensus Connect, sistema de conectividade fácil de interagir, que tem navegação nativa e outros mimos

Um dos destaques da versão intermediária do novo Volvo S60 é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect. Com tela tátil de nove polegadas, que mais parece um tablet, o sistema permite a conexão com smartphones por meio do Apple CarPlay e Android Auto. O sedã traz ainda controles do áudio no volante, comando de voz, duas entradas USB, Bluetooth, e o sistema de som High Performance, de alta-fidelidade, com 10 alto-falantes e 170 watts de potência. A navegação é feita por meio do Sensus Navigation Pro e o carro conta também com wi-fi e o Volvo On Call, que oferece suporte em situações de emergência.

Os assentos do banco traseiro são confortáveis, mas para duas pessoas
Os assentos do banco traseiro são confortáveis, mas para duas pessoas

FICHA TÉCNICA

» MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.969cm³ de cilindrada, com injeção direta de gasolina e turbo, que desenvolve potência de 254cv a 5.500rpm, e torque de 35,7kgfm a 1.500rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de oito velocidades

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira independente, Multlink/de liga leve de 8x19 polegadas/235/40 R19

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

» FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controles de tração e estabilidade

» CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; e de carga útil (passageiros 
mais bagagem), 500 quilos

» EQUIPAMENTOS

» DE SÉRIE – Sensus Connect (sistema de entretenimento e conectividade) com tela tátil de nove polegadas, Apple CarPlay e Android Auto, controles do áudio no volante, comando de voz, duas entradas USB, Bluetooth, sistema de audio High Performance com 10 alto-falantes e 170 watts, sistema de navegação Sensus Navigation Pro, bancos com revestimento em couro, banco do motorista com regulagem elétrica e memória, banco do passageiro com regulagem elétrica e memória, bancos dianteiros com suporte lombar elétrico, bancos dianteiros com ajuste de extensão, ventilação e aquecimento, ar-condicionado digital dual zone, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, alerta de colisão frontal e traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert, assistente de frenagem de emergência (EBA), City Safety CFA (frenagem automática com assistente de direção), sistema de alerta ao condutor (DAC), sistema de alerta de mudança de faixa (LKA), sistema de fixação de cadeirinha infantil (Isofix), freios ABS, sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS), sistema digital de leitura de placas de sinalização de velocidade (RSI), sistema Inteligente de informação (IDIS), chave com controle remoto integrado e função memória, sistema de partida sem chave, abertura e fechamento das portas sem chave, trava elétrica para crianças nas portas traseiras, travamento elétrico central para as portas, vidros elétricos nas quatro portas com sistema auto up/down, assistente de partida em aclive e declive (HSA), configurador de modo de condução Drive Modes, computador de bordo, função start/stop, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Pilot Assist, sensor de chuva, câmera traseira de estacionamento, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com regulagem de altura e profundidade, Volvo on Call, faróis em LED com nivelamento automático, faróis autodirecionais (Automatic Bending Lights), lavadores dos faróis, faróis de neblina em LED, faróis com acendimento automático, luzes de condução diurna de LED, iluminação interna ambiente com ajuste de diferentes cores, volante revestido em couro, retrovisores elétricos com memória, retráteis e com desembaçador, escapamentos duplos, chassi Dynamic, controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), freio de estacionamento elétrico, rodas de alumínio 19 polegadas Black Diamond, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), estepe temporário e tomada 12V.

» OPCIONAIS – Não tem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)