Publicidade

Estado de Minas

Caoa Chery apresenta o Arrizo 5e, sedã 100% elétrico que chega por R$ 159.900

Modelo importado da China, Chery Arrizo 5e tem motor elétrico com 122cv de potência e autonomia declarada de 322 quilômetros


postado em 05/10/2019 04:00 / atualizado em 04/10/2019 18:33

Modelo tem funcionamento silencioso e desempenho muito bom(foto: Chery/divulgação)
Modelo tem funcionamento silencioso e desempenho muito bom (foto: Chery/divulgação)

 

 

O segmento de carros elétricos no Brasil vai ganhar mais um concorrente. Trata-se do Chery Arrizo 5e, que estará disponível para locadoras e frotistas de São Paulo no próximo mês. No início de 2020, o modelo estará disponível ao público também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. O sedã tem motor elétrico com potência de 122cv, autonomia de 322 quilômetros e custo por quilômetro rodado de R$ 0,09. 

 

O Chery Arrizo 5 já é produzido e comercializado no Brasil, porém com motor a combustão flex, um 1.5 turbo de 150cv (abastecido com etanol) e câmbio CVT. Agora, a versão elétrica chega da China com motor que desenvolve 122cv e 28,1kgfm de torque. A Caoa Chery declara velocidade máxima de 152km/h e aceleração até 50km/h em 4,8. As baterias de íons de lítio ficam todas sob o assoalho do carro. São 98 células e 24 módulos, formando um conjunto de 390 quilos. São baterias de alta voltagem, com 357V e 150A, totalmente reparáveis. A recarga das baterias poderá ser feita em eletropostos em apenas uma hora. Já no wallbox instalado em casa, a recarga é feita em oito horas. Mas as baterias podem ser recarregadas também em tomadas domésticas convencionais, mas em 20 horas. 

 

O sedã pesa 1.520 quilos e tem porta-malas com capacidade de 430 litros(foto: Chery/divulgação)
O sedã pesa 1.520 quilos e tem porta-malas com capacidade de 430 litros (foto: Chery/divulgação)
 

 

O modelo conta com um seletor de modos de condução: o Eco privilegia a economia do consumo de energia; o Sport otimiza o desempenho; e o Eco+ é a reserva de energia para emergência, para aqueles momentos em que há dificuldade para encontrar um lugar para recarregar. O carro ainda conta com diferentes tipos de regeneração de energia, como desaceleração e frenagem, que recuperam carga para as baterias.

 

O seletor de modos de condução fica no painel, abaixo da tela tátil do sistema multimídia, que exibe todas as funções do carro, incluindo dados de autonomia e regeneração de energia, áudio, ar-condicionado, configurações do veículo e conectividade (Easy Link). Essas informações podem ser vistas também no painel digital em frente ao motorista. 

 

Versão elétrica do sedã ficou mais baixa, raspando facilmente em lombadas(foto: Chery/divulgação)
Versão elétrica do sedã ficou mais baixa, raspando facilmente em lombadas (foto: Chery/divulgação)
 

 

O Arrizo 5e é um sedã médio, com 4,54 metros de comprimento, 1.81m de largura, 1,48m de altura e 2,65m de distância entre-eixos. O carro pesa 1.520 quilos e o porta-malas tem capacidade de 430 litros. Como as baterias foram instaladas sob o assoalho, o sedã ficou mais baixo, raspando facilmente em lombadas mais altas. Outra consequência das baterias sob o assoalho é o comprometimento do espaço interno. O banco traseiro ficou com o assento muito baixo, e não apoia bem as pernas.

 

DIRIGINDO No conturbado trânsito de São Paulo, o Chery Arrizo 5e se mostra uma experiência agradável. Muito silencioso, no modo Eco, o sedã trafega de maneira suave, com respostas mais lentas às acelerações. Mas se o motorista faz a opção pelo modo Sport, as reações são imediatas. Basta pisar no acelerador para despejar todo o torque imediatamente, proporcionando uma condução empolgante. Mas é nesse momento que se percebe a autonomia diminuindo significativamente. As suspensões são um pouco mais duras e transferem as irregularidades do solo pra dentro do carro.

 

Acabamento interno é de boa qualidade e o painel tem instrumentos digitais(foto: Chery/divulgação)
Acabamento interno é de boa qualidade e o painel tem instrumentos digitais (foto: Chery/divulgação)
 

 

O modelo elétrico tem conjunto óptico com LEDs, rodas em liga leve de 16 polegadas, acendimento automático dos faróis, painel digital, teto solar elétrico, freio de estacionamento elétrico, controles de tração e estabilidade e aviso sonoro para pedestres. A Caoa Chery garante que já tem 98% das peças do modelo para reposição, e oferece oito anos de garantia para baterias e motor e três anos para o carro.

 

Nos eletropostos, a recarga rápida das baterias é feita em apenas uma hora(foto: Chery/divulgação)
Nos eletropostos, a recarga rápida das baterias é feita em apenas uma hora (foto: Chery/divulgação)
 

 

 

* Viajou a convite da Chery 


Publicidade