Continue lendo os seus conteúdos favoritos.
Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. Experimente 15 dias grátis >>

Estado de Minas

Mais próximos da realidade

Alguns modelos expostos como conceito na mostra dão indicativos claros de que em breve estarão disponíveis no mercado, seja inspirando reestilizações ou como séries especiais


postado em 10/11/2018 05:06

O carro-conceito Saga EV revela como será o novo HB20, que vai ganhar visual mais encorpado(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
O carro-conceito Saga EV revela como será o novo HB20, que vai ganhar visual mais encorpado (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)



Com o passar dos anos, os conceitos já não são exclusivamente meros estudos de design e ideias, materializados em veículos exóticos. Como é possível ver na picape Volkswagen Tarok, em vários casos, não precisa muita imaginação para enxergar ali o projeto definitivo do modelo em questão.


No estande da Hyundai, um veículo-conceito que dá pistas de um futuro modelo de produção é o Saga EV. Inspirada neste modelo, a marca coreana vai reestilizar o HB20, talvez ainda em 2019. Após seis anos do lançamento, tendo sido reestilizado em 2015 e recebido um “tapinha” em março, tudo o que esperávamos para o ano que vem era uma nova geração do HB20. Mas parece que não será bem assim.


A plataforma do compacto continuará a mesma, mas suas linhas passarão por reestilização profunda. Olhando para o Saga EV, espere por um HB20 um pouco mais encorpado, vincos mais marcados e conjunto óptico ousado. O conjunto mecânico deverá ganhar um novo motor 1.0 turbo, agora com injeção direta de combustível.

ESPORTIVO A Chevrolet destaca como conceito o Cruze Sport6 SS, hatch espoletado com motor turbo original 1.4 preparado para entregar 300cv de potência. Para não passar reto nas curvas, as suspensões também foram modificadas. O visual foi inspirado na versão esportiva do hatch nos Estados Unidos, mas tem diferenças, como as rodas de 20 polegadas e o aerofólio estilizado. No interior, o estudo traz bancos dianteiros tipo concha, além de cintos de segurança, pedaleiras e volante de competição.


Outros conceitos apimentados são os Volkswagen Polo e Virtus na versão GTS. De acordo com a marca alemã, existe um apelo do mercado para que a sigla esportiva volte às ruas, abrindo chance para que esses veículos sejam fabricados em massa. Além de detalhes na carroceria – como a linha vermelha na dianteira, pinças de freio vermelhas, minissaias, escape duplo, grade e retrovisores em preto brilhante –, o desempenho também deve ganhar um upgrade, por meio do motor 1.4 TSI, com 150cv e 25,5kgfm de torque.


Para marcar o lançamento da Toyota Gazoo Racing no Brasil, sua marca global de atividades de motorsport, os japoneses prepararam o conceito Yaris GR-S. Desenvolvido pelo Centro de Design da Toyota do Brasil, o veículo traz rodas de 17 polegadas, luzes diurnas, aerofólio de fibra de carbono, adesivos, lanterna escurecida, escapamento de alumínio, pintura das molas em vermelho e suspensão rebaixada. Por dentro, pedaleiras de alumínio e bancos esportivos dão o tom.

(*) Jornalista viajou a convite
da Anfavea


Publicidade