(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas REALITY

Reality ensina colocar a mão na massa para mudar visual de casa

Produção nacional, Você renova tem a proposta de incentivar o 'faça você mesmo', além de mostrar que mudar o visual da casa não é algo impossível


08/11/2020 04:00

Eva Mota apresenta o Você renova e faz os móveis usados no programa: %u201CTem desafios e eu adoro! Qualquer pessoa pode fazer a sua reforma%u201D(foto: Kelly Fuzaro/DIVULGAÇÃO)
Eva Mota apresenta o Você renova e faz os móveis usados no programa: %u201CTem desafios e eu adoro! Qualquer pessoa pode fazer a sua reforma%u201D (foto: Kelly Fuzaro/DIVULGAÇÃO)

Fazer reformas em casa – sejam elas grandes ou pequenas – não é tarefa fácil. O Você renova, nova série do Discovery Home & Health, busca incentivar o “faça você mesmo” e mostrar às pessoas que renovar a casa não é algo impossível. “É um programa real de decoração, realmente um reality show de reforma. Sempre falo (para os participantes): ‘Eu penso o projeto, mas a prática é de vocês’. É uma troca”, conta a designer de interiores e apresentadora Eva Mota.

A nova atração nacional estreia no próximo sábado (14). Foi produzida durante o período de pandemia do coronavírus com um formato que respeita o isolamento social. Eva conhece os participantes e o ambiente a ser reformado, por meio de chamadas de vídeo. “Tremi na base. Tudo on-line? Mas é o formato possível agora”.

Depois de conhecer os locais que precisam ser mudados e entender os desejos das famílias, a apresentadora cria o projeto a ser aplicado no ambiente. Mas não o revela aos participantes, que executam pequenas tarefas sem saber qual será o resultado final. “As pessoas recebem um kit em casa com tintas, ferramentas e um minirroteiro para elas se guiarem. E elas não entendem por que estão fazendo aquilo. E é assim que gosto, esse suspense”.

Quando as reformas são finalizadas pelos participantes, eles saem da casa para que Eva possa dar os toques finais no ambiente, colocando os móveis e acessórios criados por ela na marcenaria do próprio programa. Todo o processo leva cerca de dois dias. “Tem horas que é muito estressante. Mas amei poder ver minhas ideias criarem vidas em tão pouco tempo”, diz Eva.

Para entender e conhecer as preferências de cada família, ela faz uma visita virtual pela casa escolhida e descobre quais são as necessidades e expectativas em relação aos espaços que serão transformados: funcionalidade, capacidade de armazenamento e adequação a gostos e preferências das pessoas que mais os utilizam. Entretanto,  o trabalho exige planejamento para que tudo dê certo.

“Tem desafios e eu adoro! Acredito que qualquer pessoa pode colocar a mão na massa e fazer. Pintar uma parede, instalar uma prateleira, montar um móvel. Então, a alma do programa também está nisso. Todos vão aprendendo enquanto estão fazendo”, revela Eva.

MULHERES

A apresentadora conta que, no início das gravações, os participantes, principalmente as mulheres, ficavam com receio. “A mulher não teve essa formação, isso foi negado, falaram que não era para a gente. As mulheres que participam do programa têm muita vontade de aprender. Erram e colocam de novo. Depois que veem que não é um bicho de sete cabeças, que é tranquilo e seguro, elas seguem em frente.”

Para Eva, o mais importante na hora de fazer uma reforma é ter paciência. “Por mais que dê para a gente fazer um projeto em dois dias, é preciso fazer uma análise antes. Não pode ficar afobado, tomar prejuízo e comprometer tudo”, aconselha.

Ela conta que o erro que mais vê as pessoas cometendo é não passar fita adesiva antes de aplicar a tinta em paredes. “Falo para fazer, imploro, só falta beijar os pés. Na hora de pintar, use a fita para delimitar as paredes, espelhos, tomadas e interruptores. Mas todo mundo ignora essa etapa. E aí a pintura fica mal-acabada no final”, alerta.  “É um trabalho que é chato e, às vezes, demora mais que a pintura. Mas é um trabalho que vale a pena”, acrescenta Eva.

Ela também alerta para as pessoas não saírem comprando coisas antes de definir um projeto. “É um tal de comprar um sofá que não cabe, uma peça que vai tapar uma parte da parede que não devia”, lamenta.

PROJETO

A trajetória de Eva também é de mudança. Formada em jornalismo, ela foi editora, repórter, chefe de reportagem e produtora de TV e rádio. Em 2012, decidiu estudar artes e design. Em 2016, veio o curso em marcenaria e, com cinco amigas, deu início ao projeto das Oficinas de Introdução à Marcenaria para Mulheres, realizado em Salvador.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro

VOCÊ RENOVA
• Estreia: 14 de novembro (sábado),      às 21h30
• 5 episódios
• Discovery Home & Health


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)