Publicidade

Estado de Minas

Crianças são homenageadas com o concerto Sítio do Picapau Amarelo

Exibição do espetáculo cênico-musical será neste domingo e vai relembrar personagens clássicos da obra de Monteiro Lobato


11/10/2020 04:00

Sítio do Picapau Amarelo, com direção de Chico Pelúcio e regência de Marcos Silva Santos, é estrelado pelo Coral Infantil e Orquestra de Câmara da Casa de Música de Ouro Branco(foto: REDE MINAS/DIVULGAÇÃO)
Sítio do Picapau Amarelo, com direção de Chico Pelúcio e regência de Marcos Silva Santos, é estrelado pelo Coral Infantil e Orquestra de Câmara da Casa de Música de Ouro Branco (foto: REDE MINAS/DIVULGAÇÃO)
Em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12), a Rede Minas antecipa a data e exibe neste domingo (11), às 14h, no Harmonia, o concerto Sítio do Picapau Amarelo. O espetáculo cênico-musical é estrelado por “pequenos” artistas integrantes do Coral Infantil e da Orquestra de Câmara, ambos da Casa de Música de Ouro Branco.

Gravado em outubro do ano passado, no Centro Cultural Minas Tênis Clube, Sítio do Picapau Amarelo é dirigido por Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, com regência de Marcos Silva Santos. No palco, musicistas se juntam às crianças do coral, que assumem personagens do clássico de Monteiro Lobato. A trilha sonora, criada em 1977, foi composta por nomes como Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Chico Buarque.

Moradoras de Ouro Branco, as irmãs Letícia, de 9 anos, e Isabela Alencastro dos Reis, de 14, que participam do concerto não esquecem a emoção que sentiram com o Sítio do Picapau Amarelo. “Faço parte do coral há quatro anos e gosto muito. Cantei em todas as músicas, foi muito legal. Gostei de tudo no concerto: do diretor Chico Pelúcio, da minha fantasia e também de cantar. Foi tudo muito bonito e espero que tenha mais”, detalha Letícia, que sonha em ser professora de canto.

Isabela começou a aprender violino em 2016 e, em 2018, entrou para a Orquestra de Câmara da Casa de Música de Ouro Branco.“Adoro tocar na orquestra e, para mim, está sendo uma experiência maravilhosa para quem quer seguir uma carreira de violonista orquestral, assim como eu. É também algo que abre a nossa mente, porque passamos a ter um senso artístico em contato com o público, o que é maravilhoso para nós que queremos criar esse tipo de experiência para nos tornarmos um profissional mais tarde.” Cheia de orgulho, a adolescente conta que tocou em todas as músicas: “Esse tipo de espetáculo dá uma base muito importante para quem quer seguir carreira”.

Para o diretor e apresentador do Harmonia, Clóvis Ribeiro, a música é de extrema importância na vida de todos. “Existem estudos que provam os benefícios da música na vida das pessoas. E o ensino musical para crianças é fundamental, não só pelo caráter cultural, mas também pelas áreas que a música pode desenvolver como disciplina, atenção e socialização. O programa completa 15 anos este ano e sempre fez parte da nossa missão levar  música a todos.”

Clóvis ressalta o poder que um concerto como o do Sítio do Picapau Amarelo, executado por crianças, tem de ajudar as crianças a se interessarem por música. “É um convite aos pequenos e a uma viagem no passado pelos clássicos de um programa que fez parte da infância de muita gente.”

O regente Marcos Santos conta que foi a qualidade musical do disco original do Sítio do Picapau Amarelo que impressionou a ele a André Reis, arranjador deste trabalho. “Ouvimos as músicas e tivemos a ideia de fazer um trabalho de releitura a partir dos originais do Sítio para orquestra. São canções compostas por Ivan Lins, Guto Graça Melo, Dorival Caymmi e Jards Macalé, entre outros. Então, resolvemos fazer um musical que reunisse os grupos da Casa de Música de Ouro Branco, tanto da Orquestra Jovem quanto do Coral Infantil. André até compôs uma música instrumental para a abertura”, detalha.

NEOJIBA 
O Harmonia apresenta ainda as crianças dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, o Neojiba, que trabalha com menores em situações de vulnerabilidade social, por meio do ensino e da prática musical.

Os garotos do Neojiba gravaram, diretamente da Bahia, duas músicas on-line que serão exibidas durante o programa –  a cantiga de roda Se essa rua e A plantinha, de Carmen Mettig Rocha.

HARMONIA – ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS
.Neste domingo (11), às 14h
.Rede Minas








receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade