(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Após 23 anos de sua morte, Lady Di ainda chama a atenção do mundo

Neste domingo, National Geographic exibe especial com quatro documentários sobre a princesa Diana e a realeza


30/08/2020 04:00 - atualizado 30/08/2020 20:35

Carismática, Lady Di era reverenciada pelos ingleses e por uma legião de fãs espalhados pelo mundo(foto: fotos: National Geographic/DIVULGAÇÃO)
Carismática, Lady Di era reverenciada pelos ingleses e por uma legião de fãs espalhados pelo mundo (foto: fotos: National Geographic/DIVULGAÇÃO)
Paris, noite de 31 de agosto de 1997. Uma notícia chamou a atenção do mundo: “A princesa Diana e seu namorado, Dodi Al Fayed, herdeiro da cadeia de lojas Harrods, acabam de sofrer um terrível acidente dentro do túnel da Ponte de l’Alma”, disseram os locutores. A batida foi tão violenta que tirou a vida do casal que havia acabado de deixar o restaurante onde foram jantar. E, para fugirem dos paparazzi, saíram de carro em disparada rumo ao Hotel Ritz Paris, onde estavam hospedados. Diana chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista e segurança do casal, Trevor Rees-Jones, foi o único sobrevivente.

Mesmo 23 anos após sua morte, Lady Di, uma das mulheres mais influentes de sua época, continua encantando o mundo. Não raro histórias de Diana voltam às páginas dos tabloides, principalmente dos ingleses. Para lembrar a data, a National Geographic apresenta neste domingo (30) uma série de documentários que mostram fatos sobre a vida da princesa de Gales em diferentes momentos da aristocrata e da realeza britânica.

A programação começa às 16h20, com a exibição de Lady Di: Suas últimas palavras. O documentário se refere ao ano de 1991 e foi gravado dentro do Palácio de Kensington, em Londres, quando Diana participou de uma série de entrevistas secretas gravadas com sua permissão por um amigo próximo em nome do jornalista e biógrafo Andrew Morton. O filme revela o que Diana pensava e sentia em um momento muito específico de sua vida, apresentando a versão dela para os fatos.

Segundo Morton, Diana não suportava mais a pressão imposta pela família real e via seu casamento com Charles desmoronar a portas fechadas. Ele chegou a revelar que Lady Di já havia pensado em suicídio para se livrar do fardo da realeza.

Às 17h10, o canal exibe o documentário A história de Harry: Quatro casamentos e um funeral, que apresenta cinco eventos reais recentes, que representam não apenas pontos de inflexão na direção da vida real, mas também coincidem com mudanças profundas na sociedade e na cultura britânicas. No entanto, o foco do filme está em Harry, o filho mais novo de Lady Di. Cada evento marca uma fase significativa da vida do príncipe, da infância obscurecida pelo relacionamento amargo de seus pais ao adolescente angustiado, passando pelo soldado, o rapaz festeiro, humanitário e, até então, prestes a ser marido. Harry casou-se em 2018 com a atriz e ativista norte-americana Meghan Markle.

Em seguida, às 18h, será exibido Bastidores da realeza. Composto por dois episódios de 60 minutos cada, o documentário gira em torno da vida do príncipe Charles, o duque da Cornualha por mais tempo. Da sede do Ducado, próximo ao Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Elizabeth II, centro de eventos de Estado e hospitalidade real, o primeiro episódio mostra os contrastes entre todas as propriedades e seus movimentos. Na segunda parte, Charles visita o lugarejo de Nansledan, localizado na cidade de Newquay.

Finalizando a programação, às 19h30, A madrasta de Lady Di apresenta a biografia épica de duas mulheres da sociedade e sua evolução por meio do casamento, divórcio e tragédia. A visão única da princesa Diana e sua "madrasta do mal", como a imprensa chamava a segunda esposa de seu pai, Raine Spencer.

Bastidores da realeza e A madrasta de Lady Di também serão exibidos na National Geographic, nesta segunda-feira (31), a partir das 15h35.
Com o príncipe Charles, viveu momentos conturbados revelados em Lady Di: Suas últimas palavras
Com o príncipe Charles, viveu momentos conturbados revelados em Lady Di: Suas últimas palavras

CASAMENTO  
Nascida no País de Gales, Diana Frances Spencer, a Lady Di, como ficou mundialmente conhecida, se casou com o príncipe Charles Philip Arthur George, filho da rainha Elizabeth II, em 29 de julho de 1981. Realizada na Catedral de St Paul’s, em Londres, a cerimônia contou com 3,5 mil convidados e o suntuoso evento foi transmitido para o mundo inteiro. Mãe dedicada e defensora das causas humanitárias, Diana foi a primeira esposa do príncipe de Gales, filho mais velho e herdeiro do trono britânico. Após o divórcio do casal, Charles casou-se com Camilla Rosemary Shand. Charles e Diana tiveram os filhos William, nascido 1982, e Harry, em 1984.

O corpo de Lady Di foi sepultado em uma ilha, no meio de um lago artificial, situado na região de Althorp, propriedade pertencente à sua família, localizada a 120km de Londres e também conhecida como Os Jardins dos Prazeres. Logo depois de se casar com Charles, Diana tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo e era perseguida por paparazzi. Devido ao conservadorismo da monarquia britânica, fatos sobre a vida pessoal e sobre a personalidade da Princesa de Gales foram escondidos, tornando-se públicos somente depois de sua morte.
A madrasta de Lady Di mostra a relação de Diana com Raine Spencer
A madrasta de Lady Di mostra a relação de Diana com Raine Spencer

PROGRAME-SE
Documentários exibidos pela National Geographic
» Lady Di: Suas últimas palavras
   Domingo (30), às 16h20

» A história de Harry: Quatro casamentos e um funeral
   Domingo (30), às 17h10

» Bastidores da realeza
   Domingo (30), às 18h. Segunda (31), às 15h35

» A madrasta de Lady Di
   Domingo (30), às 19h30. Segunda (31),     
   após Bastidores da realeza (15h35)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)