Ano passado, a Turma da Mônica ganhou espaço especial na televisão, no cinema e nas plataformas digitais em parceria com o Cartoon Network, que dedicou o mês de novembro à criação de Mauricio de Sousa. Agora, a galera da “Dentuça” se encontrará com os protagonistas das animações do canal. Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão vão dividir espaço numa série de tirinhas com As Meninas Superpoderosas, Titio Avô e Ben 10, entre outros.
A “amizade” é pra valer. Em novembro, o Cartoon aumentou de 16 para 30 as horas de programação dedicadas à Turma da Mônica, mas os personagens não interagiam com as outras estrelas do canal. “Agora essa integração estará de forma mais perene nas tirinhas”, informou a porta-voz da emissora, Adriana Alcântara, diretora sênior de produção nacional dos canais infantis da Turner Brasil. “A Turma da Mônica é um ícone da cultura brasileira”, lembra ela.
A proposta é voltada para a toda a família – não apenas para os baixinhos. Marcos Saraiva, gerente digital da Mauricio de Sousa Produções (MSP), lembra que a Turma já alcançou a quarta geração de fãs. “Não podemos nos limitar ao conteúdo com que só a criança vai se identificar”, argumenta.
As tiras serão divulgadas apenas nas plataformas digitais, como site e redes sociais, e não há previsão para material impresso. “Hoje não tem esse plano, foi uma ideia pensada para o digital mesmo. Mas no Cartoon a gente gosta de pensar fora da caixa”, admite Adriana.
Ano passado, com o mês de novembro dedicado a Mônica e parceiros, a audiência do Cartoon Network cresceu 19% comparada a outubro, considerando-se o público de 4 a 11 anos. Turma da Mônica toy representou 14% do consumo total de vídeos do site no mesmo período.