(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas EM BUSCA DE MILAGRES

Caminhos da fé movimentam o turismo religioso no Brasil

Daqui a um mês, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, espera bater recorde de visitantes com milhares de romarias nas celebrações da Padroeira do Brasil


12/09/2023 04:00 - atualizado 12/09/2023 08:02
681

Um dos lugares sagrados no santuário de Aparecida é a sala das velas. Local de agradecimentos dos peregrinos por graças alcançadas
Um dos lugares sagrados no santuário de Aparecida é a sala das velas. Local de agradecimentos dos peregrinos por graças alcançadas (foto: Carlos Altman/EM/D.A PRESS)

De joelhos, com olhos direcionados aos céus, o peregrino atravessa a Passarela da Fé. Ao seu lado, uma mulher que aparenta ser a mãe, reza o terço enquanto lágrimas espalham pelo rosto. Mais à frente, a cena se repete. Em uma única tarde, presenciei mais de 20 pessoas seguindo o mesmo caminho. No trajeto, os pagadores de promessas, com os joelhos protegidos por uma pequena peça de pano, estavam em paz. A serenidade estampada em seus rostos era fruto de uma graça. Talvez, mais um milagre dedicado a  Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. 
 
Fiéis pagam promessa
Fiéis pagam promessas e, de joelhos, atravessam os 390 de extensão da Passarela da Fé (foto: Carlos Altman/EM/D.A PRESS)
 
 
No final de julho, caravanas de fiéis de todo o país foram até Aparecida para agradecer, reforçar a fé em Maria ou pedir uma graça. Aos milhares, eles chegavam de ônibus, carro, moto, bikes, cavalos e muitos, a pé – esses, romeiros que caminham por quilômetros, sempre em grupo, vindos de cidades ou estados vizinhos. Dentro do gigantesco santuário, importante símbolo da fé católica no Brasil, uma atmosfera de aconchego e paz envolve os presentes. Não há como negar a energia que o lugar oferece aos visitantes. É um lugar de esperança e de milagres, onde os fiéis podem encontrar conforto e acolhimento. 
 
Santuário de Aparecida
Santuário de Aparecida espera receber um público este ano de mais de 12 milhões de visitantes na festa de 12 de outubro (foto: Carlos Altman/EM/D.A PRESS)
 
 
“Precisava estar aqui para agradecer a cura. Meu marido pegou COVID no final do ano passado. Foram dias e noites de medos e incertezas. A doença para ele só não foi mais grave por conta das vacinas que tomou e de muita reza e pedidos que fiz para Nossa Senhora Aparecida. Clamei para que ele saísse bem, que não tivesse sequelas e, graças à Maria, fomos atendidos! Tarcísio está bem. Estamos aqui para agradecer essa dádiva divina. Obrigado, Nossa Senhora Aparecida, por cobrir com seu manto sagrado e proporcionar a cura que tanto pedi”, se emociona a aposentada Marciana Alvarenga, moradora de Nova Era, em Minas Gerais, que saiu junto com o marido, Tarcísio, em caravana, com outros 90 moradores, para estar no local sagrado de devoção e fé em São Paulo.
 
 No final de julho, o casal Tarcísio e Marciana Alvarenga
No final de julho, o casal Tarcísio e Marciana Alvarenga saiu da cidade mineira de Nova Era rumo ao santuário de Aparecida. Lá, agradeceram a batalha contra a covid-19 (foto: Carlos Altman/EM/D.A PRESS)
 

Retomada O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida, é o maior santuário mariano do mundo. Atraídos pela fé, milhões de fiéis visitam o santuário todos os anos, tornando-o um dos principais destinos turísticos do Brasil. De acordo com a diretoria do santuário, cerca de 8 milhões de turistas visitaram o local em 2022. Este número é inferior ao registado em anos anteriores, devido à pandemia de COVID-19. Em 2019, o Santuário de Aparecida bateu recorde de público com quase 12 milhões de visitantes. O aumento no número de visitantes é um reflexo da crescente popularidade do santuário como um destino turístico religioso.

História da fé A história do santuário começa em 1717, quando três pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. A imagem, que estava em um tronco de madeira, foi levada para a Igreja Matriz de São Geraldo de Guaratinguetá, mas logo começou a atrair peregrinos de todo o Brasil.
 
Em 1865, o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina do Brasil visitaram o santuário e doaram uma coroa de ouro para a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A coroa foi colocada sobre a cabeça da imagem em uma cerimônia solene, que contou com a presença de milhares de fiéis.
Em 1955, o papa Pio XII elevou o santuário à categoria de basílica menor. Em 1980, o papa João Paulo II visitou o santuário e realizou uma missa para mais de 3 milhões de pessoas.
Hoje, o santuário é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Todos os anos, milhões de fiéis visitam o santuário para rezar, agradecer e pedir graças a Nossa Senhora Aparecida. O santuário também é um importante centro de peregrinação para os católicos do mundo inteiro.
Além da fé e da devoção, o santuário também é um importante centro de turismo religioso. O santuário oferece uma série de atividades para os visitantes, como missas, novenas, procissões, shows e palestras. O santuário também abriga um museu e um aquário.

oportunidades As caravanas de fiéis são um fenômeno comum no santuário de Aparecida. Todos os anos, milhares de pessoas viajam em grupos para visitar o santuário. As excursões são organizadas por igrejas, escolas, associações e grupos de amigos.
 
Os encontros de fiéis são uma oportunidade para os participantes compartilharem sua fé e sua devoção a Nossa Senhora Aparecida. As caravanas também são uma oportunidade para os participantes conhecerem outras pessoas e fazerem novas amizades.
 
 
Círio de Nazaré vai completar 230 anos 
com grande festa em Belém do Pará
 
Fé, devoção, louvor e cânticos sagrados vão arrastar multidões pela Região Amazônica, em 8 de outubro. Nesse dia, comemora-se o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em que mais de dois milhões de pessoas são esperadas em Belém, capital do Pará. Nas águas, em terra e no ar, Nossa Senhora das florestas, dos rios e dos igarapés, a mãe do Grão-Pará vai cobrir com seu manto todos aqueles que acreditam no seu intenso poder de cura. 
 
Quem vê as imagens da multidão durante o Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro, é acometido por um sentimento de espanto. Diferente das manifestações religiosas aqui em Minas ou em outras regiões do país, quando fiéis seguem em procissão por ruas históricas cantando hinos de lamúria e louvor, em Belém do Pará, a manifestação religiosa é de uma intensidade inexplicável.
 
Abraçados à imensa corda que arrasta a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas e avenidas de Belém do Pará, milhares de fiéis, debaixo de um calor úmido na casa dos 35°, revezam e se espremem nessa explosão de fé de um povo. Ali, envoltos em um transe espiritual, a multidão, com mais de dois milhões de pessoas, deposita suas esperanças, seus louvores e suas glórias ao fio condutor com a divindade de Maria. Por seus corpos e olhos jorram suor e lágrimas. Não de sofrimento, mas de adoração que se repete há 230 anos. 
 
O turismo religioso 
no Brasil

O turismo religioso é um setor importante da economia brasileira. O santuário de Aparecida encabeça a lista dos principais destinos turísticos do Brasil. Todos os anos, milhões de pessoas visitam o santuário para rezar, agradecer e pedir graças a Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o Ministério do Turismo, o setor movimentou R$15 bilhões anualmente. O turismo religioso é responsável por gerar cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos no país. Anualmente são realizadas 18 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Em relação aos turistas internacionais que procuram o Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 50 mil ao ano. O setor também contribui para a preservação da cultura e da história do Brasil.
 
Atrações

Conheça os principais atrativos turísticos de Aparecida:

» Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida:  O maior santuário mariano do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Abriga a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que foi encontrada no Rio Paraíba do Sul em 1717. A igreja foi construída em 1959 e tem capacidade para 45.000 pessoas.

» Basílica Histórica: Também conhecida como Basílica Velha, ela é a primeira igreja construída em Aparecida, em 1745. 

» Passarela da Fé: É uma passarela de 1,7 km que liga o Santuário Nacional de Aparecida à Basílica Histórica. Ela é um dos locais mais visitados do santuário.

» Morro do Cruzeiro: Local de peregrinação, o morro abriga uma cruz de 45 metros de altura, que oferece uma vista panorâmica do santuário e da cidade de Aparecida.  Um bondinho te leva até o local. 

» Museu Nossa Senhora Aparecida:  O local abriga uma coleção de objetos relacionados à história do santuário e à devoção a Nossa Senhora Aparecida. 
 
Principais destinos turísticos religiosos do Brasil:

» Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, São Paulo)

» Canção Nova (Cachoeira Paulista, São Paulo)

» Santuário Frei Galvão (Guaratinguetá, São Paulo)

» Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas do Campo, Minas Gerais)

» Santuário de Nossa Senhora do Monte do Carmo (Ouro Preto, Minas Gerais)

» Santuário de Nossa Senhora da Penha (Vitória, Espírito Santo)

» Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Salvador, Bahia)

» Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Teresina, Piauí)

» Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (Nova Trento, Santa Catarina)

» Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Trindade, Goiás)


Serviço:
https://basilicadenazare.com.br 
 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)