(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Ipoema

Entre boa cozinha, muita história e belas cachoeiras

Distrito de Itabira localizado a 85 quilômetros da capital reúne em um mesmo destino cultura, gastronomia e atrativos naturais


26/07/2022 04:00

 

Para quem quer curtir a última semana das férias escolares de julho, Ipoema, distrito de Itabira, a 85 quilômetros de Belo Horizonte, é uma boa pedida para conhecer belas cachoeiras, muita história e saborear uma excelente vertente da gastronomia mineira. Tudo em um mesmo lugar e, se preciso, em um só dia.

 

O lugarejo abriga algumas das mais altas quedas d'água de Minas Gerais, e proporciona ao turista oportunidades únicas, entre elas trilhas e ambientes para esportes radicais. Matas e natureza exuberante remanescente de mata atlântica oferecem recantos ideais também para quem quer apenas observar os pássaros e pequenos animais e curtir momentos de tranquilidade em meio à natureza.

 

Saindo de Belo Horizonte, o turista segue pela BR-381 até o trevo para Bom Jesus do Amparo, de onde pega a estrada para Ipoema. A propósito, para curtir a viagem, Bom Jesus é um bom lugar para uma paradinha na pracinha central, onde se pode saborear um bom lanche e observar o ritmo das típicas cidades do interior de Minas. E o lugar também conta com belas quedas d'água.

 

Chegando a Ipoema, o turista pode dividir o dia entre visita a cachoeiras na parte da manhã e, depois de um almoço saboroso, passear pelos monumentos e museus da cidade, ou inverter a ordem. A cachoeira do Macuco, também conhecida como Cachoeira Alta, oferece uma vista deslumbrante, com sua queda de aproximadamente 110 metros, a segunda mais alta do estado.

 

Com fácil acesso, os visitantes podem estacionar o carro a cerca de 200 metros e desfrutar das águas – frias, prepare-se. Mas compensa: o barulho impressiona, e ao longe dá pra avistar a Cachoeira do Meio. O lugar é muito procurado por praticantes de canyoning, banhistas e admiradores das belezas naturais. O proprietário do terreno cobra uma taxa de visitação de R$ 15 para garantir a limpeza do local.

 

RELIGIOSIDADE Morro Redondo é local de peregrinação e procissões que levam ao cruzeiro centenário, onde está uma pequena capela, construída em 1989 e depois substituída por outra construção, em 2011. O local tem uma das mais belas vistas da região, onde se avistam o distrito de  Senhora do Carmo e a cidade de Bom Jesus do Amparo.

 

Tome nota

 

Atrativos culturais para conhecer em Ipoema

 

» Museu da Pharmácia - Acervo centenário em um dos cinco museus sobre o tema no Brasil. Tudo pertencia a José Gomes da Silveira, farmacêutico formado em Ouro Preto em 1906.

 

» Museu do Tropeiro - Ipoema é referência na história do tropeirismo em Minas Gerais. Inaugurado em 2003, o museu tem, além da exposição permanente, atividades temporárias que divulgam valores culturais e artísticos locais.

 

» Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Construída entre 1915 e 1934, como capela de nave única. A fachada principal é de frontispícios tradicionais, com duas torres. O interior tem laje em abóbada facetada na região de nave e laje também em abóbada sobre o altar-mor. As tribunas são ornadas com balaustrada de madeira.

 

Como chegar

 

Há duas opções de ônibus saindo de BH para Ipoema, de segunda a sábado: às 8h30h e às 15h45. O preço da passagem é de RS 44,65, e o tempo previsto de viagem é de cerca de duas horas.

De carro: saída de Belo Horizonte pela BR-381 em direção a Vitória (ES). Após Nova União, na Grande BH, entrada para Bom Jesus do Amparo; logo à frente, há o trevo de acesso para a estrada de Ipoema.

 

Cavalhada secular une cidades da Grande BH 

 

No próximo sábado (30), a cidade de Raposos, na Grande BH, celebra a Cavalhada de Nossa Senhora de Nazareth, que completa 318 anos. A data inicia os festejos com uma romaria a cavalo que termina no distrito de Morro Vermelho, em Caeté. São sete quilômetros em estrada de terra, em trechos da Estrada Real. A concentração começa às 14h, no Espaço Unividas, localizado na Rua Geraldo Gomes de Lima, 30 (final da Rua da Estação), em Raposos.

 

Parte do trajeto é feito em mata fechada e no alto da serra é possível avistar as cidades de Sabará e Raposos, além do Pico do Itacolomi. No trajeto, pode-se conhecer ainda a Cachoeira de Santo Antônio, mas é preciso cuidado, por se tratar de área perigosa para banhistas.

 

A procissão montada com o Estandarte de Nossa Senhora de Nazareth começa às 15h e percorre as principais ruas e avenidas da cidade de Raposos com destino a Morro Vermelho. A previsão de chegada da bandeira à Praça Matriz de Morro Vermelho é 19h, e a comitiva será recepcionada pela Banda de Música Santa Cecília, com repique de sinos, barraquinhas e música ao vivo.

 

Em 30 de agosto, essa bandeira segue para novena, de casa em casa, na cidade de Caeté, também na Região Metropolitana de BH. Em 6 de setembro, retorna a Morro Vermelho com mais de 200 cavaleiros. É hasteada em mastro na noite de 7 de setembro, durante a cavalhada.

 

Entre os locais de partida e chegada da cavalhada, há vários atrativos naturais, sem contar a história de vários séculos. Em Raposos, há cachoeiras, rios e poços com águas límpidas que são convites para quem aprecia um passeio ao ar livre. O distrito de Morro Vermelho também se destaca pelo ecoturismo e pelo turismo religioso, no qual a cavalhada é um dos pontos altos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)