(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas turismo

Atrações de Penedo de A a Z

Parte do município de Itatiaia, no Rio de Janeiro, a única colônia finlandesa no Brasil encanta pelo clima agradável, opções de lazer e a famosa truta da região


05/04/2022 04:00 - atualizado 05/04/2022 10:48

Fachada do histórico Clube Finlândia
Fachada do histórico Clube Finlândia, shopping, restaurante remetendo aos vikings (foto: GUSTAVO WERNECK/EM/D.A PRESS)

Penedo, RJ – Há cenas de viagem que ficam grudadas na memória, custam a descolar – e a mudança só ocorre quando se revisita o ponto de admiração com outro olhar, embora sem perder aquele gostinho de “em algum lugar do passado”. Pois tive essa sensação, leitor, em Penedo, única colônia finlandesa no Brasil e última ativa na América Latina.

Conheci a localidade na infância, quando ainda não era atrativo turístico, e voltei em março com a vontade de curtir novamente a paisagem de montanhas, saborear os pratos da região e me deliciar com o chocolate em todas as formas e variações. O tempo passou, tudo mudou, e valeu a pena o reencontro.

Parte do município de Itatiaia, no Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, Penedo vale a visita de A a Z, em verbos que levam o visitante a apreciar cada espaço e zanzar pelas ruas, onde não falta nem mesmo a figura do Papai Noel. Natural da Lapônia, região que abrange territórios no Norte da Finlândia, Suécia e Noruega, o bom velhinho – acreditem! – tem uma casa de veraneio em Penedo, com reconhecimento do governo finlandês. E fica de braços abertos para receber as famílias e, de forma muito especial, a garotada. Um elfo, figura da mitologia nórdica, na “pele” do estudante Gabriel Cruz Leal, de 24 anos, dá as boas-vindas e o endereço para correspondência.

Passear é um verbo fundamental em Penedo – e a cada passo se descobre que bater perna, olhar vitrines, degustar os chocolates, contemplar as águas cristalinas e descansar os olhos valem a viagem. Há artesanato, produtos típicos, cerveja artesanal e a famosa truta da região com molhos variados. Estão disponíveis pousadas para todos os gostos e, se o visitante preferir, pode se hospedar em Itatiaia (distante 10 quilômetros) ou Resende (a nove quilômetros da cidade).
 
Mapa dos principais pontos turísticos de Penedo

Principais pontos turísticos de Penedo
 

MARCAS 

Do portal na entrada da cidade à Praça Finlândia, passando pela Avenida das Mangueiras e Rua das Velas, o clima em Penedo é de aconchego. A história começou em 1929, quando os pioneiros vindos do país nórdico canalizaram sua energia para um modo de vida mais natural. A primeira sauna do Brasil foi construída ali, mas, hoje, procurar por esse saudável equipamento à moda dos pioneiros é perda de tempo, pois deixou de existir no distrito.

As marcas dos finlandeses não se encontram apenas nas placas de estabelecimentos comerciais, pousadas, produtos e serviços, como o correio. Elas podem ser vistas nas tradições e bem culturais, a exemplo do Museu Eva Hilden (aberto aos sábados, das 10h às 13h e das 15h às 17h; aos domingos, das 10h às 13h) e no baile típico no Clube Finlândia. A caminhada até os dois é prazerosa, ficando a um quilômetro do centro comercial.

Para quem gosta de vida ao ar livre, há de tudo um pouco. Ecoturismo, turismo de aventura, trilhas, caminhadas, passeios a cavalo, ciclismo, pesque e pague, cachoeiras e visita ao Pico do Penedinho. Como ninguém é de ferro, a noite traz o relax nos bares, restaurantes, cervejarias e cafeterias. Em alguns locais, você toma o chocolate (belga), daqueles bem espessos, e pode, pagando um pouco mais, levar a caneca para casa.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)