(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Redescubra BH em um tour por 5 pontos icônicos da capital sem sair de casa

Belo Horizonte 'aniversariou' nesse sábado (12/12), mas a festa continua. Belotur acaba de lançar vídeo divertido que convida para passeio turístico


14/12/2020 17:38 - atualizado 15/12/2020 14:21

Mirante da Rua Sapucaí será uma das paradas obrigatórias no roteiro virtual(foto: Carlos Altman/EM)
Mirante da Rua Sapucaí será uma das paradas obrigatórias no roteiro virtual (foto: Carlos Altman/EM)

Saudades de sair de casa né meu filho/minha filha? Não aguenta a hora de bater perna por aí e reviver a loucura do dia a dia de Belo Horizonte. Em tempos de coronavírus, o jeito é ficar em casa e esperar a vacina chegar e a pandemia passar.
 
Mas, nem tudo está perdido! Como disse aquele mineirinho lá de Uberlândia: “graza Deus, tamo em segurança” com a proposta genial da Belotur – o órgão de turismo da capital mineira–, que divulgou a pouco o tour de turismo virtual de BH. Em um vídeo de 20 minutos, a capital mineira é apresentada através da experiência divertida de dois turistas fictícios que exploram cinco pontos icônicos no Centro de BH.

Pulin e Priprioca, os personagens turistas vividos pelos atores Rogério Chagas Sette Câmara e Adriana Mattos, chegam na cidade sedentos por informações e boas indicações de turismo! Quem os recebe é o guia Thiago Bicalho, cadastrado no Cadastur e Mtur.
 
De forma dinâmica e atraente, eles vão circular pelos pontos turísticos tradicionais de BH: vai rolar um delicioso café da manhã no Mercado Central, um passeio pelo Parque Municipal, um almoço bem mineiro no Café Palhares, uma caminhada no mirante da Rua Sapucaí e uma animada despedida na Praça da Estação.

Em cada parada, um convidado estará esperando pelos turistas e pelo guia para dar ainda mais informações sobre o lugar! Os influenciadores Isabela Lapa (@coisasdemineiro) e Nenel Neto (@baixagastronomia), o ator e dramaturgo David Maurity, a musa do Carnaval Lira Ribas, do bloco Corte Devassa, e Juliana Flores, do projeto Curart, são os porta-vozes da cidade!

A HISTÓRIA

Pulin e Priprioca se divertem nas bancas de queijos no Mercado Central(foto: Luiz Cabral/Divulgação)
Pulin e Priprioca se divertem nas bancas de queijos no Mercado Central (foto: Luiz Cabral/Divulgação)
 

Pulin e Priprioca nunca estiveram em Belo Horizonte, mas sempre quiseram conhecer a nossa capital. Interioranos e cheios de dúvidas, eles não poderiam fazer esse passeio sem a companhia de um guia turístico. Thiago Bicalho vai falar sobre os atrativos e particularidades dos pontos escolhidos e guiá-los num passeio bem divertido pela região central de BH.


Cinco paradas turísticas:

 


Primeira parada: MERCADO CENTRAL - Para começar o dia com um belo café da manhã, o guia vai mostrar um outro lado do mercado, onde o turista, antes de fazer as compras, poderá saborear o tradicional café da manhã do mineiro. A influenciadora digital Isabela Lapa, do perfil @coisasdemineiro, contará “causos” do nosso pão de queijo, da broa de milho e do café moído na hora, e também histórias do mercado e sua importância para a economia local.

Segunda parada: PARQUE MUNICIPAL - Os dois turistas serão levados a ter uma experiência ao ar livre, onde o guia fará um tour em um dos primeiros parques da cidade. Com 180 mil m², o Parque Municipal é um dos lugares mais democráticos e de diversidade do centro. Teremos a companhia do ator e dramaturgo da Companhia de teatro Toda Deseo, David Maurity, que vai falar sobre eventos como a Gaymada de BH, que ocupam tantas vezes os pátios do parque, e sobre a parada LGBTQIA+, tão importante para a cidade.

Terceira parada: RESTAURANTE CAFÉ PALHARES - Na hora do almoço, o guia levará os turistas para conhecer um dos lugares mais antigos e tradicionais de Belo Horizonte, que serve o famoso KAOL (cachaça, arroz, ovo e linguiça) desde 1938. Eles serão recebidos pelo influenciador digital Nenel, do perfil @baixagastronomia, que vai falar sobre tradições gastronômicas, a boemia que circula no centro da capital e suas experiências pelos balcões dos bares belo-horizontinos.

Quarta parada: RUA SAPUCAÍ – Na penúltima parada, os dois turistas terão a chance de conhecer um local revitalizado que virou um importante ponto turístico com bares e restaurantes, onde os frequentadores podem ainda contemplar o primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo, com pinturas gigantes do projeto CURA em empenas de prédios emblemáticos do centro da cidade. Quem vai acompanhar essa visita é Juliana Flores, uma das idealizadoras do Curart, projeto que viabilizou esses painéis a céu aberto.

Quinta parada: PRAÇA DA ESTAÇÃO – E, para finalizar, eles poderão ter a sensação de estar em um dos pontos mais antigos da capital, ligada à construção da cidade, fundada em 1897 para ser a nova capital de Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto. Erguida em 1904, a estação ferroviária era a porta de entrada para os materiais e equipamentos destinados às obras da nova cidade. Quem vai acompanhar o tour pela praça é Lira Ribas, uma das organizadoras do bloco de carnaval Corte Devassa, de BH, que vai falar da experiência do encontro de blocos na Praça da Estação. Ela e o guia vão falar também da importância do Carnaval na cadeia turística da cidade, que neste ano foi estimado um público participante de mais de 3 milhões.


A VIAGEM

O vídeo TOUR DE TURISMO VIRTUAL, dirigido por Dani Fonseca, tem uma conexão direta com o turismo através da divulgação de lugares com atrativos turísticos e culturais do centro da cidade de Belo Horizonte. A proposta é fomentar o turismo através de seus atrativos como: pontos turísticos tradicionais, eventos de rua, gastronomia e arte. Os lugares sugeridos têm um fluxo turístico expressivo para a cadeia produtiva de turismo, porém, com a pandemia, tiveram uma diminuição drástica do número de visitantes e frequentadores.

 
A proposta do vídeo é resgatar e divulgar esses lugares e eventos para trazer as pessoas de volta a visitação e participação após isolamento social. Tá esperando o que para embarcar nessa viagem? Não vai faltar, pena que virtual, pão de queijo quentinho e feijão tropeiro com tudo que o mineiro gosta

LANÇAMENTO 

O Tour virtual de turismo já está disponível  no canal do YouTube e nas redes sociais do projeto, e também no IGTV do Instagram de todos os colaboradores. O vídeo ficará disponível nos canais por tempo indeterminado.

YouTube: Tour de Turismo Virtual
Intagram: @tourdeturismovirtual
Facebook: /tourdeturismovirtual


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)