(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ESPETÁCULO

Natal Luz, de Gramado, e o Sonho de Natal, de Canela, encantam o Brasil com segurança

Diferentemente dos anos anteriores, quando as cidades da Serra Gaúcha atraíam milhares de visitantes, este ano, as atrações se mantiveram, mas com algumas mudanças e medidas protetivas rígidas contra a COVID-19


17/11/2020 04:00 - atualizado 17/11/2020 08:43

Toda noite, a Catedral de Pedra, em Canela, se ilumina com efeitos especiais em uma perfeita e linda sincronia de luzes e cores (foto: Cleiton Thiele/Serra Press/Divulgação)
Toda noite, a Catedral de Pedra, em Canela, se ilumina com efeitos especiais em uma perfeita e linda sincronia de luzes e cores (foto: Cleiton Thiele/Serra Press/Divulgação)


Árvores, luzes, músicas, tudo nesta época do ano ganha um ar específico e tradicional: o da magia do natal. E isso principalmente em Gramado e Canela, duas cidades do Sul do país, que oferecem os mais belos natais do Brasil. Em Gramado, a celebração, que mescla amor, sonhos e esperança, começou bem antes, mais precisamente em 22 de outubro, com o famoso Natal Luz, que, todos os anos, atrai turistas de todos os lugares do Brasil para a cidade do chocolate, não pelo sabor do doce, mas pela alegria de ver a data ganhar vida.

E, neste ano, nem mesmo a pandemia foi capaz de pôr fim a um dos espetáculos mais lindos do país. Com toda a festa adaptada aos protocolos sanitários, a 35ª edição do evento terá 101 dias de atrações, todas elas gratuitas. Entre as belezas natalinas de Gramado está a decoração das ruas do município, que conta com elementos tradicionais e cheios de magia, como guirlandas, bolas de natal, muitas luzes, rotatórias mágicas e soldadinhos quebra-nozes.

“Esses elementos dão vida a esse sonho, que pode ser apreciado pelas ruas da cidade em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais que encantam a todos. A Cidade Mágica do Natal é lugar de encontros, de imaginação e de fé. Muito disso se deve à decoração, que cria um conceito fantástico e convida a momentos únicos. Esse é novamente um dos pontos altos do evento”, diz o site oficial do Natal Luz.

Carregando a característica clássica da festividade em Gramado em seu nome, o acender das luzes é o marco da festa, já que ele acontece todos os dias, desde a inauguração, às 20h, tanto na Cidade Mágica quanto nos arcos da Avenida das Hortênsias. Para além de iluminar o anoitecer, as luzes de natal renovam, por lá, todos os sentimentos desta época do ano. “Cada luz que se acende marca o início de um sonho encantado. É um momento sublime, que celebra a chegada das noites encantadas, criando um cenário cheio de esperança, amor e paz”, descreve oficialmente a organização do evento.

E se é natal não dá para esquecer as renas. Iluminadas e com um colorido especial, elas se fazem presentes na Rua Pedro Benetti, no Centro de Gramado, que durante o evento se transforma na Rua das Renas. Há, também, a Vila de Natal, que, na Praça das Etnias, oferece uma diversidade de produtos natalinos artesanais, das 10h às 22h, e, claro, onde está localizada a casa do Papai Noel. Lá, o bom velhinho recebe todos com muito carinho e afeto, sempre pronto para ouvir os pedidos de fim de ano.

O evento ainda conta com a Trupe de Natal, que realiza apresentações musicais com muita dramatização, trazendo ao público a verdadeira mensagem da data. Diariamente, eles se apresentam às 15h no Mundo a Vapor. Além disso, integrando espiritualidade, religião e arte, músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado se apresentam ao público na atração denominada como Instrumentos de Fé.

Neste ano, haverá, também, palco móvel; lançamento do livro de 35 anos do evento, sob as lentes de Cleiton Thiele e o olhar poético da empresa Leonid Strealiaev  – Edições Especiais; exposição de fotografia; concertos de natal e a caravana Coca Cola. Para quem gosta de disputa, tem o Tannenbaumfest, imperdível concurso de decoração de pinheirinhos.

Papai Noel é o grande anfitrião das comemorações da 35ª edição do Natal Luz de Gramado(foto: Cleiton Thiele/Serra Press/Divulgação)
Papai Noel é o grande anfitrião das comemorações da 35ª edição do Natal Luz de Gramado (foto: Cleiton Thiele/Serra Press/Divulgação)


A última chance de acompanhar as festividades do 35ª Natal Luz de Gramado é no ano que vem, quando as festividades gaúchas se encerram, em 30 de janeiro. Porém, todos os anos a magia do natal se faz presente na cidade.


SONHO DE NATAL
 
Em Canela, o tradicional Sonho de Natal está em sua 33ª edição, que utiliza, desde o dia 30 de outubro, o tema Fábrica de Sonhos. “A programação cultural inserida ao clima natalino em que a cidade estará preparada levará música, teatro, dança, artesanato e projetos especiais às principais ruas e avenidas, bem como em tradicionais locais de apresentação. A programação cultural será desenvolvida com espetáculos criados pelo evento e também contará com atrações convidadas para compor o calendário de natal da cidade”, informa o site oficial do evento.

Com iniciativas de sustentabilidade, inclusão e integração, a cidade encanta a todos com diversos espetáculos. Entre eles, há a chamada Árvores do Sono, no qual toda a comunidade canelense é envolvida na decoração de árvores natalinas, instaladas ao longo da Avenida Júlio de Castilhos. Além disso, em três especiais noites do natal gaúcho, entre os dias 20 e 22 de novembro, músicas natalinas são entoadas em diversas versões.

“Essa é a proposta do Acordes do Sonho Live, que desafia músicos a apresentarem clássicos natalinos dentro de variados estilos musicais, como MPB, tradicionalista, rock, sertanejo e muito mais. A atração, em formato totalmente on-line, será transmitida ao vivo do Parque do Caracol pelos canais digitais do Sonho de Natal e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura”, diz o Sonho de Natal.

Como de costume, o bom velhinho não pode ficar de fora de uma das mais belas festas natalinas do país. Na chamada Parada de Natal, o Papai Noel se une aos parques e atrativos da cidade, levando alegria e diversão para celebrar a vida, a união, o amor, a família e, claro, o natal. Assim, a época mais aconchegante do ano ganha vida nas principais ruas e avenidas da cidade, com um desfile até a casa do Papai Noel, na Praça João Corrêa, onde o bom velhinho encanta crianças e adultos.

Todos os dias, em formato digital, em razão da pandemia do novo coronavírus, um espetáculo de som, luz e projeção integrado a decoração natalina da cidade se faz presente no natal de Canela. Para além das belas luzes, a Fábrica de Sonhos conta com a tradicional descida do Papai Noel e seus ajudantes, do alto da torre de 65 metros da Catedral de Pedra. O espetáculo é marcado pelos efeitos especiais em uma perfeita e linda sincronia de luzes, iluminação da fachada da Catedral e ornamentos natalinos. Um dos pontos mais visitados do Brasil se transforma, então, em um contraste nítido de arte, beleza e fé.

Em uma apresentação paralela, a magia de luzes da Catedral de Pedra, o espetáculo Vida ganha forma. Em sincronia com uma trilha sonora, a cenografia audiovisual propõe reflexões por meio de narrações e ilustrações em vídeo projetados na fachada da Catedral. Ainda, relembrando os traços características do natal – o nascimento de Jesus –, o Louvores do Sonho aquece a memória do público com um profundo espetáculo de religiosidade.

“São três noites de música, com referência ao nascimento de Cristo. Artistas de todas as manifestações cristãs da cidade passam pelo palco, montado no Parque do Caracol, brindando a todos com seus louvores”, caracteriza o site do evento. Neste ano, as apresentações acontecem em formato on-line, com transmissão pelos canais digitais do Sonho de Natal e da Secretaria Municipal de Turismo de Canela.
A magia do Sonho de Natal, em Canela, vai até 10 de janeiro. Então, ainda há muito tempo para apreciar em um dos mais belos natais do país.


PROTOCOLO
No combate à pandemia, equipe de sanitização percorre os espaços públicos de Canela (foto: Cleiton Thiele/Serra Press/Divulgação)
No combate à pandemia, equipe de sanitização percorre os espaços públicos de Canela (foto: Cleiton Thiele/Serra Press/Divulgação)
 
 
Para que as celebrações natalinas mais tradicionais e festivas do Brasil acontecessem, mesmo em meio à pandemia de COVID-19, uma série de medidas foram adotadas pela organização do evento, a fim de manter a segurança do público e prevenir a proliferação do vírus. Desse modo, no Natal Luz, em Gramado, houve o cancelamento de espetáculos em grandes arenas na edição deste ano e, também, a adoção de protocolos sanitários legais para a execução das atrações realizadas em ambientes internos.

O mesmo foi estendido aos eventos ao ar livre, que contarão com as atrações em formato móvel ou descentralizado. Tudo isso para que as aglomerações sejam evitadas, sem que as pessoas percam “a arte, a cultura e a magia do natal”. Porém, o Natal Luz destaca, em seu site oficial, que todas as responsabilidades são compartilhadas.

“A Gramadotur solicita a colaboração de todos no cumprimento dos protocolos legais de segurança durantes os 101 dias de evento. Aqueles que participarão da 35ª edição do Natal Luz de Gramado – visitantes e moradores – deverão usar máscaras e manter o devido distanciamento social”, informa.

Outros métodos utilizados pela organização do evento para promover a segurança sanitária de todos os envolvidos são: a disponibilização do sistema Smart Tracking de rastreamento da COVID-19, instalações de detecção de aglomeração de pessoas em diversos locais públicos e a disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes, sejam eles públicos ou privados. Além disso, mensagens de conscientização serão propagadas pelo Natal Luz de Gramado em diversas mídias.

Em Canela, a 33ª edição do Sonho de Natal também contará com protocolos sanitários específicos. Segundo o site oficial do evento, todas as medidas adotadas pela organização da festa natalina gaúcha a fim de promover a segurança de todos os participantes do evento – moradores, artistas e turistas –, em razão da pandemia de COVID-19, seguirão as orientações emitidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Nesse cenário, duas atrações clássicas do natal em Canela sofreram interferências: os espetáculos Vida e o Fábrica de Sonhos. Ambos foram suspensos no formato presencial por tempo indeterminado. No entanto, quem deseja assistir a esses espetáculos não perderá a chance. Os dois estão estão sendo transmitidos em plataformas oficiais do evento.

*Estagiária sob a supervisão de subeditor Carlos Altman


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)