Publicidade

Estado de Minas

Roteiro cultural

A modernidade e a tradição convivem em harmonia. Entre tantos atrativos, contato com ícones da música, da política e da literatura


postado em 18/02/2020 04:00

Daisy Batista 
 Especial para o EM
 
Busto de Kafka foi criado pelo artista tcheco David Cerny(foto: Hoer Win56/Pixabay)
Busto de Kafka foi criado pelo artista tcheco David Cerny (foto: Hoer Win56/Pixabay)

Muro de John Lennon

Um muro cheio de grafites coloridos, imagens e mensagens de paz e amor chama a atenção daqueles que passam numa rua próxima à Ilha Kampa, em Praga. O espaço, que atrai muitos turistas, começou a ser pintado logo após o assassinato do ex-Beatle, em 1980, e se tornou um símbolo de liberdade durante o regime comunista.

Busto de Franz Kafka

Franz Kafka, uma das maiores figuras da literatura mundial do século 20, foi homenageado pelo artista tcheco David Cerny em bela escultura de 2014. O trabalho, com 11 metros de altura e 39 toneladas, é composto por 42
impressionantes camadas em movimento e fica no Quadrio Business Centre, uma espécie de shopping center, acima da estação de metrô Národní trída.
 
John Lennon inspira artistas e pessoas comuns a grafitar um muro com mensagens de amor e paz(foto: Richard Eisenmenger/Pixabay)
John Lennon inspira artistas e pessoas comuns a grafitar um muro com mensagens de amor e paz (foto: Richard Eisenmenger/Pixabay)
 
Museu do Comunismo

O Museu do Comunismo traça um panorama das quatro décadas em que os vermelhos comandaram a antiga República Tcheca com mão de ferro. Entre bandeiras e estátuas de líderes como Vladimir Lenin e Joseph Stálin, o museu reúne artefatos de época e recria situações como uma sala de aula onde os professores eram chamados de “companheiros” pelas crianças. A Primavera de Praga, em 1968, e a Revolução de Veludo, em 1989, também estão representadas.


Parques

Numa colina debruçada sobre o Rio Moldava, o Parque Letná entrega algumas das vistas mais espetaculares. Outro parque icônico e com vistas encantadoras (sobre uma colina de 318 metros de altitude) é o Petrín, famoso por sua torre. Qualquer semelhança com a de Paris não é mera coincidência. Construída em 1891 (quatro anos depois da francesa) para a Exposição de Praga, ela foi mesmo inspirada na Eiffel e também tem um mirante. O parque ainda tem um labirinto de espelho do século 19 e abriga a bonita Igreja São Lourenço.

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade