(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Planejamento é fundamental

Fuja do estresse nas férias com dicas para você organizar os dias perfeitos de diversão


postado em 17/12/2019 04:00

As belezas naturais de Ilhabela, no litoral paulista, fazem do local um dos destinos mais visitados em SP(foto: Carlos Altman/EM/D.A Press)
As belezas naturais de Ilhabela, no litoral paulista, fazem do local um dos destinos mais visitados em SP (foto: Carlos Altman/EM/D.A Press)
 
A época mais esperada do ano está chegando! As férias e as festas de fim de ano são o período em que muita gente só quer saber de descansar – afinal, quem não gosta de uma folga prolongada? Principalmente no verão, com as altas temperaturas e os dias ensolarados, a tendência é comemorar com familiares e amigos, deixando as preocupações do ano que está acabando de lado. Viajar também está dentro das expectativas da maioria das pessoas. 
 
Pesquisa realizada pela empresa Picodi.com mostra que cerca de 92% dos brasileiros escolhem passar as férias dentro do país, e os 8% restantes que escolhem viajar para fora optam por destinos como Estados Unidos, Argentina, França, Portugal e Itália. 
 
Independentemente do destino escolhido, a regra é sempre a mesma: planejamento. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, por isso é fundamental tentar prever as possíveis situações inusitadas que podem ocorrer nesse período. Disciplina é a palavra-chave! 
O professor Uranio Bonoldi, especialista em tomada de decisão, sugere três dicas para aproveitar muito esse período: 
 
Antecipação – É um ponto forte na hora planejar uma viagem. Quanto mais tempo de planejamento, melhor. "Especialmente no que diz respeito a preços, procure por opções que caibam no seu bolso, estude o seu orçamento caso esteja passando por uma fase de contenção de gastos. Soluções criativas como parques aquáticos, campings e cachoeiras também são uma ótima escolha para muito diversão em grupo, sem gastar tanto", diz Uranio. 
 
Organização, esse é o pilar de planejamento. Você já reparou que quando tudo está organizado as coisas fluem melhor? Até mesmo tarefas difíceis se tornam mais fáceis, quando se mantém as coisas organizadas. "Decisões bem tomadas têm origem organizacional e combinação de esforços em busca do objetivo, por isso, dentro da realidade de cada um, comece planejando o orçamento que pode ser realizado. Também é legal ter uma reserva de emergência (lembre-se de que os gastos de início de ano são sempre maiores), não conte sempre com a sorte, imprevistos acontecem", enfatiza Bonoldi.
 
Preferências – Descanso ou curtição? Priorize aquilo que você deseja fazer, pois nem sempre você pode fazer tudo. Esse momento é seu, então aproveite o seu tempo com o que gosta de fazer ao lado das pessoas que ama e com quem vale a pena você conviver. "O importante é relaxar, tirar da cabeça as preocupações do dia a dia, respirar e recarregar as energias. Esse período de fim de ano também deixa as pessoas mais emotivas, mostre a importância de cada um em sua vida, e volte a todo vapor das férias", finaliza o professor. 
 
 
Saiba mais

Uranio Bonoldi é professor em cursos de MBA na Fundação Dom Cabral, palestrante e escritor. A partir de sua longa experiência executiva em cargos de alta gestão, observou a dificuldade das pessoas em tomar decisões não só nos negócios, mas também na vida pessoal. Tal constatação levou-o a integrar sua experiência profissional a pesquisas e reflexões sobre liderança e processo de decision making.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)