(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MALTA

A beleza de Blue Lagoon

Ilha impressiona os turistas pelas águas cristalinas e um mar de encher os olhos


postado em 26/11/2019 04:00 / atualizado em 28/11/2019 14:09

Especial para o EM
 
Se você for a Malta, não deixe de conhecer a Ilha Gozo: suas praias são fascinantes(foto: Michelle Maria/Pixabay)
Se você for a Malta, não deixe de conhecer a Ilha Gozo: suas praias são fascinantes (foto: Michelle Maria/Pixabay)
 

Malta é formada por três ilhas: a maior recebe o nome do país e as outras duas são chamadas de Gozo e Comino. Esta última tem apenas 3,5 quilômetros quadrados e atualmente é inabitada. A ilha abriga um dos lugares mais maravilhosos e admiráveis do mundo: a chamada Blue Lagoon. Lá, o azul-turquesa é extravagante e sobressai, até mesmo, ao das praias de Cancún e Maragogi.
A água é cristalina, sendo possível avistar peixes nadando ao seu redor. O mar é calmo mais à beirada das pedras, mas quanto mais distante, mais fundo ele se torna e mais forte é a correnteza. Se você não sabe nadar, não se intimide, é possível entrar no mar assim mesmo. Inclusive, próximo às rochas, crianças costumam brincar sem precisar de boias.
 
Como quase toda praia em Malta, Comino é margeada por pedras e não areia, o que, às vezes gera desconforto, principalmente para aqueles que gostam de deitar e pegar um bronzeado. O acesso ao local pode ser mais difícil se você tem dificuldade em andar em meio a pedras soltas. No entanto, é possível alugar uma espreguiçadeira e um guarda-sol na beira de Blue Lagoon; dessa maneira, não é necessário se deslocar para encontrar um lugar mais confortável para se deitar.
 
Com apenas 3,5 quilômetros quadrados, a Ilha Comino abriga um dos lugares mais admiráveis do mundo: a chamada Blue Lagoon(foto: José Serpa Júnior/Pixabay)
Com apenas 3,5 quilômetros quadrados, a Ilha Comino abriga um dos lugares mais admiráveis do mundo: a chamada Blue Lagoon (foto: José Serpa Júnior/Pixabay)
 
 
Há contrapontos, mas eles são mínimos quando se chega a Comino. Ainda que seja uma ilha tão pequena – oito vezes menor do que a Região de Venda Nova, em Belo Horizonte – a beleza de Blue Lagoon transmite fielmente a imensidão e o poder da natureza.
 
Já Gozo é diferente. Muito mais verde do que Malta e muito maior do que Comino (67 quilômetros quadrados), a ilha está longe de ser apenas um ponto turístico. Lá, pessoas moram, trabalham e utilizam transporte público, como qualquer outra cidade global.
 
Pelo desenvolvimento das ilhas, é comum conhecer pessoas que moram em Malta e trabalham em Gozo, ou vice-versa. Devido ao grande fluxo de pessoas nessa rota, o ferry que conecta as duas maiores ilhas de Malta custa menos de 5 euros, ida e volta. Uma curiosidade é que, ao contrário do que ocorre no Brasil, no caso do ferry para Gozo só se paga o traslado na volta. Ou seja, se você só quiser ir e não voltar, não precisa pagar.
 
No entanto, por ser uma ilha maior, Gozo requer mais tempo. Alguns turistas chegam até mesmo a se hospedar na ilha, que contém um ar mais fresco e mais rural do que as outras duas irmãs.
 
As praias em Gozo não perdem para as de Malta. O azul e a clareza do mar são nítidos e, em alguns casos, até mesmo por ser menos exploradas do que as de Malta, são mais bem cuidadas e despertam mais interesse em turistas que buscam a virgindade da natureza. A verdade é que se você for para Malta, não pode deixar de conhecer a segunda maior ilha do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)