Publicidade

Estado de Minas

Dicas para alugar um carro no exterior

Contar com um veículo na viagem facilita muito os deslocamentos. Mas é preciso observar alguns pontos para se planejar e economizar


postado em 26/11/2019 04:00

Alugar um carro no destino dá ao viajante maior autonomia(foto: free photos/Pixabay)
Alugar um carro no destino dá ao viajante maior autonomia (foto: free photos/Pixabay)

 
 
Cada vez mais, brasileiros alugam carro no exterior para facilitar os deslocamentos e explorar melhor cada parte do destino escolhido. Para garantir total tranquilidade na hora de alugar o carro, a Rentcars.com separou 10 dicas para facilitar a sua experiência. Confira:

idade mínima
O padrão para viagens nos Estados Unidos e na Europa é de, no mínimo, 25 anos, mas pode haver variação dependendo do país escolhido. Algumas locadoras oferecem uma opção de pagamento da taxa underage (menor de idade), que permite ao viajante locar um carro mesmo abaixo da idade mínima exigida por meio de uma taxa adicional na reserva.

habilitação necessária
É essencial que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul, por exemplo, o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre os países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde – um documento que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru. Mesmo assim, é importante ficar atento às normas e regras para trafegar além da fronteira brasileira. Na Europa, recomenda-se que tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passaporte. Já nos EUA, o estado da Geórgia solicita obrigatoriamente a PID; para outros estados, a recomendação é consultar diretamente a locadora para mais informações.

habilitação internacional
Por incrível que pareça, é simples de se obter a PID. Uma vez que o condutor tenha a sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emissão da carteira internacional, mediante uma taxa. 

cartão de crédito
O cartão de crédito é um requisito para a locação e é usado pela locadora na caução de garantia – que nada mais é do que o bloqueio de um valor (predeterminado) no cartão do responsável pela reserva. Após a devolução do carro o valor é devolvido integralmente. 

alugar o carro em uma cidade e devolver em outra
Na maioria dos casos é possível alugar em uma cidade ou país e devolver em outro, mas é recomendado consultar a disponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço. 

quilometragem livre 
O ideal é alugar veículos com quilometragem livre, até porque, se ela for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais não é baixo. 
z Inclua seguro na reserva
Opte pela cobertura mais completa possível. Dessa forma, evite problemas em casos de danos ao veículo, receba garantia de proteção contra colisões em terceiros, seguros de vida e quaisquer outras ocorrências que possam acontecer durante a locação do carro.

tanque de combustível
Alguns pacotes já incluem o serviço de tanque de combustível e permitem a devolução do carro com o tanque vazio. Se esse serviço não fizer parte do pacote na hora da retirada do carro, o veículo deverá ser abastecido antes da devolução. 

z economize na locação
É possível economizar na hora de alugar um carro para viagens no exterior com a Rentcars.com. Por meio da plataforma, é possível parcelar reservas internacionais no cartão de crédito sem pagar a alíquota de 6,38% para operações de crédito no exterior (IOF).

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade