(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BATE E VOLTA - SABARá (MG)

QUERIDINHA SABARENSE

Estima-se que mais de 100 mil pessoas circulem pelo Festival de Jabuticaba durante os três dias de festa


postado em 12/11/2019 04:00

Fruta in natura é comercializada durante os dias de festival (foto: Prefeitura de Sabará/Divulgação)
Fruta in natura é comercializada durante os dias de festival (foto: Prefeitura de Sabará/Divulgação)


Cultura, gastronomia, artesanato, música e muita jabuticaba é o que reserva o 33ª Festival da Jabuticaba, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Para quem procura um roteiro para o feriado da proclamação da republica, o evento acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro, no centro histórico do município. A prefeitura promete uma estrutura para agradar todos os visitantes com direito a circuito gastronômico e cultural, venda da fruta in natura e seus derivados, além de pratos elaborados por chefes de cozinha renomados.
 
O festival acontece em pontos turísticos do centro da cidade, ou seja, além de saborear o fruto referência do município, é possível visitar construções antigas que fazem parte da história do povo sabarense. Para começar, serão montados estandes na praça Melo Viana, local em que está localizada a imponente igreja de pedras da Nossa Senhora do Rosário, monumento inacabado construído por escravos. Descendo pela Rua Dom Pedro II é possível ver o Teatro Municipal de Sabará, que já recebeu o imperador brasileiro e passou recentemente por uma grande reforma estrutural, além da prefeitura e das casas no estilo barraco.
 
Aproveite a ida à histórica Sabará e visite os monumentos barrocos na cidade, como a igreja inacabada de N. S. do Rosário(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Aproveite a ida à histórica Sabará e visite os monumentos barrocos na cidade, como a igreja inacabada de N. S. do Rosário (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 
 
Outro ponto em que serão montados estandes é a Praça Santa Rita. Licor, geleia, sorvete, vinho, molhos, entre outros derivados de jabuticaba estarão à venda durante todo o final de semana, com preços que variam entre R$3,00 e R$40,00. Segundo dados da prefeitura serão 26 estandes de produtos derivados e 15 dedicados a gastronomia, sendo sete na Praça Melo Viana e oito na praça Santa Rita.
Atração recente do festival, o “Cozinha Show” oferecerá ao público oficinas de gastronomia totalmente gratuitas, com interação dos participantes. Os convites são distribuídos sempre antes de cada oficina com um número limitado para degustação. Ao todo, serão apresentadas 17 receitas de chefs renomados como Ivo Faria, Edson Puiati, Eduardo Avelar, entre outros. Oportunidade única de aprender e degustar o melhor da iguaria.
 
Importante ressaltar a importância da fruta para a economia local. Além de abastecer grandes centros comerciais como o Mercado Central, o Mercado Novo e Ceasa, moradores que tem um pé de jabuticabeira no quintal de casa tem desconto no IPTU municipal. Sem contar que há uma espécie da fruta com o nome da cidade.
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)