(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas VIAGEM EM FOTOS

Roma: um espanto de bela!


postado em 17/09/2019 04:00

Coliseu de Roma é registro histórico de uma época. Na arena romana, gladiadores lutavam pela vida(foto: carlos altman/em/d.a press)
Coliseu de Roma é registro histórico de uma época. Na arena romana, gladiadores lutavam pela vida (foto: carlos altman/em/d.a press)


Bela e caótica, vaidosa e aristocrática, popular e despretensiosa, espontânea e trapaceira, Roma te seduz, te conquista e te vicia. O que mais nos espanta na capital italiana é a banalidade do belo. O convívio diário com as memórias de uma história que sobrevive pela exposição das maravilhas da criação humana, seja na pedra rosada do Arco de Constantino, na imensa cúpula do antigo Panteão de Adriano (com 2 mil anos), nas fontes de Bernini, no gótico de Santa Maria Sopra Minerva (em cujo convento Galileo Galilei foi julgado pela Inquisição), na geometria humanizada do Campo dei Fiori, no labirinto das vielas que circundam a Piazza Navona, ou no encanto do Trastevere, bairro pobre e charmoso do outro lado do Rio Tibre, sem esquecer os demais clássicos romanos – a Piazza di Spagna, o Coliseu, o Fórum Romano e, claro, o Vaticano, o menor país do mundo, baluarte da religião católica encravado numa cidade que transpira o cristianismo por todos os poros.
 
A fonte de Netuno, na Piazza Navona, é um escândalo. Para muitos turistas, a praça barroca foi eleita a mais bonita de Roma(foto: carlos altman/em/d.a press)
A fonte de Netuno, na Piazza Navona, é um escândalo. Para muitos turistas, a praça barroca foi eleita a mais bonita de Roma (foto: carlos altman/em/d.a press)
 
Fontana de Trevi, relíquia arquitetônica de Bernini, eternizada no filme La dolce vita, de Federico Fellini(foto: carlos altman/em/d.a press)
Fontana de Trevi, relíquia arquitetônica de Bernini, eternizada no filme La dolce vita, de Federico Fellini (foto: carlos altman/em/d.a press)
 
Do outro lado do Rio Tibre, a imponente cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, destaca-se na paisagem(foto: carlos altman/em/d.a press)
Do outro lado do Rio Tibre, a imponente cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, destaca-se na paisagem (foto: carlos altman/em/d.a press)
 
 Ruínas do Fórum Romano, centro do poder político da Roma antiga, guarda os vestígios de uma poderosa civilização que marcou o mundo(foto: carlos altman/em/d.a press)
Ruínas do Fórum Romano, centro do poder político da Roma antiga, guarda os vestígios de uma poderosa civilização que marcou o mundo (foto: carlos altman/em/d.a press)
 
Lotada de turistas, a Piazza di Spagna é outra região belíssima da capital italiana(foto: carlos altman/em/d.a press)
Lotada de turistas, a Piazza di Spagna é outra região belíssima da capital italiana (foto: carlos altman/em/d.a press)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)