(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

destinos especiais


postado em 17/09/2019 04:00

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

 
Santuário Arquidiocesano, em Santa Luzia

A história do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia se assemelha à da cidade que traz no nome a devoção à padroeira: Santa Luzia – município da região metropolitana de Belo Horizonte, a 27 quilômetros da capital mineira. A Rua Direita, ponto mais alto da cidade, foi o local especialmente escolhido para abrigar a construção, pois assim estaria protegida das enchentes que, na época, transbordavam o rio das Velhas. A igreja é uma das matrizes mais bonitas de Minas. Erguida no século 18, na segunda fase do Barroco, a igreja, hoje santuário, tem grande significado na arte e arquitetura, mas também nos trabalhos pastorais e sociais, já que são 11 comunidades e três capelas, com diversas realidades sociais e econômicas.
 
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
 
 
Mosteiro de Macaúbas, 
em Santa Luzia

O Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia, possui mais de 300 anos de história. O espaço foi a primeira casa de recolhimento feminino em Minas Gerais e funcionava para educar meninas dentro dos princípios religiosos e prepará-las para um bom casamento. O local possui uma aura de tranquilidade. Entre árvores, palmeiras e macaúbas, o casarão da sede com sua sóbria arquitetura cria uma atmosfera perfeita para visitações.
 
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
 
 
Santuário do Caraça, em Santa BÁrbara

O Santuário do Caraça é uma das sete maravilhas da Estrada Real com mais de 12 mil hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado, com trilhas para os atrativos naturais, históricos e religiosos. Repleto de cultura e antiguidades históricas, o Centro Histórico do Santuário do Caraça tem diversos atrativos, como a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que tem celebrações diárias de missas e onde se vê o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil, uma extraordinária Santa Ceia pintada pelo Mestre Ataíde, e belíssimos vitrais franceses, o maior dos quais foi presente do próprio Dom Pedro II. Dentro das ruínas do colégio, que foi tomado pelo fogo em 1968, ficam o muse! u, no térreo, a biblioteca, no segundo andar, e, no terceiro, o auditório para conferências. Outro ponto de visitação são as catacumbas, onde estão sepultados Padres e Irmãos que atuaram no Santuário, desde 1774.
 
 
 
Igreja Nossa Senhora 
do Rosário, em Sabará

O início da construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Sabará, em 1768, pela Irmandade dos Homens Pretos da Barra do Sabará, revela a fé e a força do negro africano, que decidiram edificar sua própria igreja. No entanto, a obra foi abandonada com a abolição da escravatura, em 1888. Trata-se de um importante testemunho dos métodos construtivos da época. Sua arquitetura apresenta detalhes das três etapas distintas de sua construção. Possui, em uma das sacristias, o Museu de Arte Sacra com peças dos séculos XVII e XVIII. Quem vê as ruínas da igreja não imagina o que há escondido por trás das grandes paredes de pedra sem reboco, a céu aberto.

Igreja Nossa Senhora da 
Conceição de Raposos

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Raposos, a 35 quilômetros de Belo Horizonte, é considerada a primeira matriz de Minas Gerais. A igreja tem em seu interior elementos decorativos presentes na primeira fase do barroco. Apesar das características consideradas simples em seu interior, há dois altares laterais que foram talhados  sofisticadamente, destacando ainda mais a beleza do local. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)