(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas FESTIVAL

Primavera antecipada invade a região do Vale do Café no Rio de Janeiro

Nesta semana, as cidades de Vassouras e Paulo de Frontin, anunciam a chegada da estação florida com o Festival Flor Atlântica que reúne arte, música e plantio de girassóis. Toni Garrido e Léo Gandelman estão entre as atrações musicais do evento


postado em 03/09/2019 16:00 / atualizado em 03/09/2019 16:46

O Jardim Uaná Etê é parada obrigatória na 5ª edição do festival ecocultural Flor Atlântica, no Vale do Café Rio(foto: MAICON LEAL/DIVULGACãO)
O Jardim Uaná Etê é parada obrigatória na 5ª edição do festival ecocultural Flor Atlântica, no Vale do Café Rio (foto: MAICON LEAL/DIVULGACãO)

Quando os botões floridos do Vale do Café começarem a se abrir para a temporada das flores, as cidades de Vassouras e Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, vão comemorar o início da mais amada estação do ano, por meio do Flor Atlântica, o Festival da Primavera do Sul do Rio. Com início nesta quinta-feira (5),  o evento traz o tema “A energia da natureza”– simbolizado pelo girassol, que acompanha fielmente o movimento do Sol, e será semeado durante o evento.

Organizado pelo Jardim Ecológico Uaná Etê, um centro ecocultural a céu aberto no distrito de Sacra Família, as festividades atravessam os limites do jardim,  florindo também o Centro de Vassouras. Assim como os botões, a programação do evento abre-se em cinco pétalas de arte e conhecimento: exposições, música, conversas sobre ecologia, Feira Flor, com feira de orgânicos e artesanais, e o Flor Gourmet, que inclui flores como ingredientes gastronômicos.
Vassouras recebe Toni Garrido no show gratuito Noites de Orfeu(foto: EUGêNIO GURGEL/ESP EM /D.A PREES)
Vassouras recebe Toni Garrido no show gratuito Noites de Orfeu (foto: EUGêNIO GURGEL/ESP EM /D.A PREES)

A abertura será às 20h, na Praça Barão de Campo Belo, cartão-postal da cidade de Vassouras, com Toni Garrido no show Noites de Orfeu e terá participação especial da harpista Cristina Braga.  Na apresentação, gratuita, realizada pela Prefeitura de Vassouras, Toni relembra no palco a história de amizade e parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

O evento Flor Gourmet, que harmoniza música e gastronomia de flores, começa na sexta-feira(6), com inspirações musicais e gastronômicas do saxofonista Léo Gandelman. A chef Ana Roldão é autora do cardápio, que terá os pratos preferidos do músico enfeitados de flores comestíveis, preenchendo o jardim do tradicional Hotel Santa Amália, em Vassouras, com temas de Villa-Lobos e Tom Jobim sobre a natureza.

No sábado (7), o Jardim Ecológico Uaná Etê terá Nico Assunção interpretando Chet Baker, unindo jazz a um elaborado jantar de flores assinado pelo chef e compositor César Da Costa. A programação começa antes do show, às 19h30, com passeio noturno para apreciar os aromas do jardim, mediado por Cristina Braga, harpista e uma das anfitriãs do jardim.

Quem encerra a parte musical do Flor Atlântica é a dama do rádio Áurea Martins, que se apresenta durante brunch de flores no Mara Palace Hotel, com cardápio criado pelo chef Fabrício Chagas, acompanhado por drinques da bartender Laura Paravato. Tartare de salmão, ceviche de tilápia e caipirinhas de frutas são alguns dos itens desse delicioso menu.

Exposições 

Flor Atlântica espalha sementes de arte e conhecimento por meio de painéis, exposições, vivências e feiras de orgânicos e plantas ornamentais. Na manhã do dia 5, às 11h, no Jardim Uaná Etê, ocorre a vernissage da exposição Valsa das flores, da arquiteta e artista plástica Cristina Caribé.

Também na quinta, “A força de Gaia” reforça as festividades  às 14h30, no pátio da Igreja Matriz de Vassouras: uma enorme mesa de arranjos de flores e orgânicos por Fernanda Myiahira e Fernando Pádua, designers de ambientes, até o dia 8. No dia seguinte, às 18h, a exposição Tambores do Vale, com fotos de Kitty Paranaguá retratando famílias jongueiras da região, ilumina o Centro Cultural Cazuza, em Vassouras. Com realização da Trazluz, o acervo será doado à Associação Jongo Caxambu Renascer ao término da exposição, no dia 27.

Na sexta-feira, será a abertura da Feira Flor, na antiga estação ferroviária de Vassouras, ideal para conhecer as plantas ornamentais produzidas na região e produtos orgânicos e artesanais locais. No mesmo dia, às 14h30, a escritora Sandra Stauss conduz um painel sobre “Árvore da Vida – A cabala e a natureza”, em Uaná Etê, abrindo um ciclo de palestras com os especialistas Eduardo da Silveira Martins, Márcia Iritz, Pedro Cattete e Everaldo Magalhães, que discorrerão, respectivamente, sobre óleos essenciais, cristais, plantas de origem africana e indígena em uso no Brasil.

Sábado, dia 7, às 9h, é a abertura da Feira da Promoção da Aciav, no Centro, excelente oportunidade para conhecer o comércio de Vassouras. Às 10h30, o Bloco do Bagunço conduzirá uma caminhada musical e divertida por Uaná Etê, onde haverá plantio de mudas e sementes de girassol. No último dia de Flor Atlântica, o Bagunço volta à cena a partir das 10h, animando as duas feiras que ocorrem na cidade e convidando todos para celebrar com toda a energia o início da primavera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)