(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Estrada do Chocolate: conheça a primeira rodovia temática da Bahia

A via lançada recentemente e ainda em desenvolvimento é emoldurada pela mata atlântica, corta rios e fazendas centenárias no Sul da Bahia


20/08/2019 13:00 - atualizado 20/08/2019 13:26

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )

Depois de relaxar nas lindas e desertas praias de Ilhéus e conhecer o Centro Histórico da cidade, vale a pena pegar a estrada. Maior região produtora de cacau do Brasil – já foi também a maior do mundo –, essa parte do Sul da Bahia é um excelente lugar para se aprofundar no conhecimento e na história do cacau. Anos se passaram e depois de conseguir espantar a crise proveniente da praga vassoura-de-bruxa, os fazendeiros, com iniciativas públicas e privadas, fizeram a região voltar a figurar entre os melhores produtores de chocolates do Brasil e do mundo.
 
Recentemente, foi lançada a Estrada do Chocolate, a primeira estrada temática da Bahia. Ainda em desenvolvimento, a via é emoldurada pela mata atlântica, cortando rios e fazendas centenárias. Essa rodovia liga as cidades de Ilhéus e Uruçuca à BR-101.
 
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )
 
 
Antes, as fazendas eram dedicadas apenas à cultura do cacau. Com a estrada temática, os fazendeiros da região encontraram um novo rumo para seus negócios, uma reinvenção e renascimento do chocolate brasileiro. Neste lindo cenário, encontramos a centenária fazenda Capela Velha. Adquirida pelo simpático casal de mineiros Carlos e Taís Tomich, a fazenda estava abandonada pelos antigos donos e depois de alguns anos de árduo trabalho, o casal começa a colher os frutos. Com potencial agrícola e turístico, a Fazenda Capela Velha, que leva esse nome devido à antiga construção de 1923, oferece aos visitantes uma verdadeira aula sobre a cultura cacaueira, desde o plantio da semente, secagem até se transformar em vários deliciosos produtos. Basta agendar uma visita e aproveitar o dia numa verdadeira experiência com sabor de chocolate.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)