Publicidade

Estado de Minas PARIS

Descubra mais sobre a arte de viver o estilo francês

A França é mundialmente reconhecida pela excelência de sua gastronomia


postado em 15/08/2019 06:00 / atualizado em 13/08/2019 15:21

Erika Quintão
Especial para o EM  
 
O Museu do Louvre é roteiro obrigatório para os amantes da arte e da cultura(foto: Fotos: Carlos Altman/EM/d.a press %u2013 28/4/05)
O Museu do Louvre é roteiro obrigatório para os amantes da arte e da cultura (foto: Fotos: Carlos Altman/EM/d.a press %u2013 28/4/05)


Paris, a Cidade Luz, como é chamada, tem em suas belas paisagens, que inspiram arte e cultura e estão um pouco por todo lado – entre os museus e monumentos mais famosos e grandiosos do mundo –,  um convite para a descoberta do estilo francês de viver. É impossível não se render aos seus encantos lendários que garantem aos visitantes momentos inesquecíveis em qualquer época do ano.

Além de ser o lugar mais charmoso e elegante do mundo, a bela capital francesa é cheia de histórias para contar. Com um cenário inconfundível e facilmente reconhecível, temos a oportunidade única de fazer uma longa viagem no tempo – da pré-história ao século 20 – por meio das centenas de monumentos franceses existentes, atualmente administrados pelo organismo estatal Centro dos Monumentos Nacionais (CMN).

À medida que você caminha pelas avenidas e ruas de Paris, mais belezas vão se revelando. Os parques e jardins são perfeitos para um passeio revigorante ou para simplesmente relaxar e ler um bom livro. As grandes pinceladas verdes na paisagem urbana, as fontes e os lagos nos proporcionam uma pausa cultural rica enquanto admiramos a vida parisiense.

A Torre Eiffel, imensa obra de arquitetura, faz jus à própria fama e a vista que se tem é simplesmente incrível – um espetáculo de tirar o fôlego. Criada por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889 para honrar o centenário da Revolução Francesa, a “Dama de Ferro” é majestosa e encanta não só pela sua grandeza e imponência, mas por tudo que ela representa para a França e para o mundo.

A Torre Eiffel, um dos principais cartões-postais de Paris, encanta não só pela grandeza e imponência, mas por tudo o que ela representa para a França
A Torre Eiffel, um dos principais cartões-postais de Paris, encanta não só pela grandeza e imponência, mas por tudo o que ela representa para a França


ILHAS E MONUMENTOS 

A suntuosidade da esplanada do Trocadéro é o complemento perfeito para garantir excelentes registros do principal símbolo da capital francesa. Navegar pelo Rio Sena é emocionante e nos permite ter uma perspectiva diferente da cidade e principalmente da torre. Ao longo de suas margens, as pontes, ilhas e os monumentos contribuem bastante para o charme de Paris, sendo um de seus principais cartões-postais.

O Museu do Louvre, marcado pela pirâmide de vidro em seu pátio central, é roteiro certo para os amantes de pinturas, música e arte em todos os estilos, por ser um dos mais belos e completos museus do mundo, com um acervo invejável. O Arco do Triunfo é também uma das paradas obrigatórias. Caminhando pela apaixonante e glamourosa Champs Élysées até o final, você encontra esse símbolo do patriotismo, construído por Napoleão Bonaparte como homenagem à glória do seu Exército.


Cafés no Quartier Latin convidam o turista a uma pausa entre um passeio e outro (foto: Carlos Altman/EM/d.a press %u2013 28/4/05)
Cafés no Quartier Latin convidam o turista a uma pausa entre um passeio e outro (foto: Carlos Altman/EM/d.a press %u2013 28/4/05)


Delícias da culinária 

Um programa essencial para sentir o clima da vida à francesa é escolher um café charmoso para espiar a rotina dos parisienses que cultivam uma paixão pela arte de viver. Os cafés em Paris, com suas mesas pequenas, grudadinhas uma nas outras, são muito mais do que apenas cafeterias, é lá que servem várias delícias da cozinha francesa e você pode tomar o cafezinho de todos os dias, apreciar um bom vinho francês, e até jantar.

A França é mundialmente reconhecida pela sua excelente gastronomia – considerada uma das melhores do mundo. Desde 2010, a refeição gastronômica “à la francesa” e seus costumes estão incluídos no patrimônio cultural imaterial da Unesco. No menu, desfrutamos de pratos típicos da culinária francesa, que combina paixão, talento e experiência, cuja qualidade dos ingredientes é perceptível nos sabores e aromas dos pratos.

Segundo Carolina Valvazori, gerente do Restaurante Itacoa, do chef brasileiro Rafael Gomes, ganhador do Masterchef Profissionais em 2018, “a grande variedade de restaurantes, cada um com o seu estilo próprio, conquista por sua diversidade e sofisticação. As criações do chef Rafael Gomes refletem a cultura brasileira e são preparadas com ingredientes frescos, saudáveis, locais e sazonais a qualquer hora do dia, sendo uma bela ocasião para quem deseja sentir a atmosfera de Paris com gostinho brasileiro”.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS 

Para os mais apaixonados por enoturismo ou para um simples apreciador, numa viagem à França, a visita às caves e a degustação de vinhos em Paris é um passeio bastante tradicional e uma ótima maneira de descobrir o variado leque de opções que a França produz: tinto, branco, rosé, champanhe – uma verdadeira viagem vinícola.

Para a sommelière Marina Giuberti – primeira brasileira que conquistou o título BEPBrevet Professionnel de Sommelerie, empreendedora do Divvino Paris, “fazer uma degustação de vinhos em Paris é um dos programas imperdíveis que você tem que fazer quando visitar a Cidade Luz. Cada taça é um mundo de aprendizagem, o que nos faz conhecer aromas, cores e sabores, garantindo ao visitante uma experiência completa e inesquecível de forma dinâmica, viva e atual sobre a enologia francesa.

É de encher os olhos e a alma, tanta beleza, história, arte, cultura, diversão e modernidade. Em Paris, poderíamos passar uma vida inteira descobrindo os encantos da cidade. Com seu charme estonteante e cartões-postais monumentais, a capital francesa se tornou um sonho para um grande número de viajantes ao redor do mundo. Depois de conhecê-la, sem dúvidas você ficará com um gosto de quero mais. É inevitável! (EQ)

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade