(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DESCOBRIDORES DA AMÉRICA

Não foi Cabral: estudos apontam a Descoberta do Brasil por um espanhol em janeiro de 1500

Cinco séculos se passaram desde que navegadores europeus saíram de seus países para desbravar o mundo. Contrariando os livros de história, o Brasil foi descoberto pelo espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500


postado em 08/08/2019 10:07 / atualizado em 08/08/2019 17:41

 

Paradisíaca praia de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco recebeu os primeiros descobridores vindo da Espanha(foto: Marcelo Castro/Setur PE)
Paradisíaca praia de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco recebeu os primeiros descobridores vindo da Espanha (foto: Marcelo Castro/Setur PE)

 

Na escola nos ensinaram que Pedro Álvares Cabral saiu de Lisboa em março de 1500 à frente de 13 caravelas à serviço da coroa portuguesa. Navegou na direção sudoeste, para aproveitar os ventos, e chegou à "Ilha de Vera Cruz" em 22 de abril desse mesmo ano: se tratava da costa do Brasil, no litoral sul do atual Estado da Bahia.


Pintura retrata a chegada de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, na Bahia(foto: Wikimedia/Reprodução)
Pintura retrata a chegada de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, na Bahia (foto: Wikimedia/Reprodução)

Após reclamar o território para a coroa de Portugal, a expedição cruzou novamente o Atlântico e passou pelo Cabo da Boa Esperança até chegar à Índia. Finalmente retornou a Portugal carregado de especiarias, mas somente com metade de sua frota.


 Mas, talvez, tudo o que aprendemos pode estar errado. Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

 

Navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón(foto: Wikimedia/Reprodução)
Navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón (foto: Wikimedia/Reprodução)

 

Em Cabo de Santo Agostinho, município nordestino brasileiro, ensina-se às crianças que foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón quem descobriu o Brasil, contrariando a versão lecionada na maioria das escolas, de que foi o português Álvares Cabral.

Nesta cidade costeira, localizada no estado brasileiro de Pernambuco, não há espaço nas primeiras lições de História para o lusitano Pedro Álvares Cabral, porque cerca de três meses antes da chegada do português a solo brasileiro, Pinzón atracava nas praias do Cabo de Santo Agostinho.

 

Grandes navegações

Fernão de Magalhães(foto: Wikimedia/Reprodução)
Fernão de Magalhães (foto: Wikimedia/Reprodução)

Há cinco séculos, em 10 de agosto de 1519, Fernão de Magalhães iniciou a primeira viagem de circum-navegação do planeta, um dos momentos fundamentais entre as grandes "descobertas" de navegantes europeus nos séculos 15 e 16.

 

Para evitar a presença otomana que tinha o monopólio do comércio com a Índia, Portugal – impulsionado pelo Infante D. Henrique, o Navegante – se lança a explorar a costa africana, de dimensões até aquele momento desconhecidas para os europeus. Menos de 30 anos após sua morte de D. Henrique, o português Bartolomeu Dias chegou ao extremo Sul da África, em 1488. Deu à essa região de difícil navegação o nome de "Cabo das Tormentas", mais tarde batizado de "Cabo da Boa Esperança".

 

A passagem permite chegar ao Oceano Índico desde o Atlântico. Dias continuou sua viagem pela costa oriental, mas foi forçado a retornar e morreu em um naufrágio em 1500 em uma viagem para Índia.

 

Colombo chega à América

 

Cristóvão Colombo (foto: Wikimedia/Reprodução)
Cristóvão Colombo (foto: Wikimedia/Reprodução)

O genovês Cristóvão Colombo realizou entre 1492 e 1504 quatro viagens através do Oceano Atlântico para a coroa da Espanha. Em sua primeira expedição, chegou às ilhas hoje chamadas de Bahamas, e posteriormente a uma ilha que chamou Hispaniola (atual Haiti e República Dominicana).


Colombo chegou ao continente em sua quarta viagem, quando alcançou a costa da atual Venezuela, e até sua morte, em maio de 1506, foi conhecido por ter chegado à costa da Índia. O navegador florentino Américo Vespúcio (nascido em 1454 e morto em 1512) foi o primeiro a compreender que se tratava de um novo continente, até esse momento desconhecido pelos europeus, e em sua homenagem a partir de 1507 esse território passou a ser chamado de "América".

 

Em 1494, Espanha e Portugal, que dominavam os oceanos, assinaram um tratado na localidade espanhola de Tordesilhas em que dividiram o "Novo Mundo", que se comprometeram a evangelizar.


Vasco de Gama alcança a Índia

O português Vasco da Gama se transformou no primeiro europeu a chegar à Índia circulando toda a costa africana. Zarpou da foz do rio Tejo em julho de 1497, chegou à costa africana e finalmente alcançou a Índia em maio de 1498. Em uma segunda expedição, fundou o primeiro assentamento comercial de Portugal na Ásia, na cidade de Cochin, na Índia.Nomeado vice-rei da Índia, morreu em 24 de dezembro de 1524.


 

A circum-navegação de Magalhães

 

Em pequenas caravelas, navegadores desbravaram os oceanos(foto: Wikimedia/Reprodução)
Em pequenas caravelas, navegadores desbravaram os oceanos (foto: Wikimedia/Reprodução)

O português Fernão de Magalhães é o autor da primeira circum-navegação, da qual foi capitão.Após ter participado da conquista portuguesa da Rota das Especiarias, ofereceu seus serviços à coroa espanhola e ao jovem rei Carlos I.

 

Em 10 de agosto de 1519 partiu de Sevilha com cinco navios e 237 homens na direção oeste. Franqueou o estreito que hoje leva seu nome, no extremo da América do Sul, e entrou em um oceano que batizou "Pacífico". Em 1521 chegou às Filipinas, onde morreu durante um combate contra indígenas locais.


O basco Juan Sebastián Elcano assumi o comando da expedição após ao morte de Magalhães, e regressou à Espanha em 1522, com apenas um barco e cerca de 20 marinheiros sobreviventes, completando dessa forma a circum-navegação do planeta.


Cartier explora o Canadá


O francês Jacques Cartier passou parte de sua juventude como navegador, até que o rei Francisco I o designou para liderar uma expedição em busca de uma passagem do Atlântico para o Pacífico pelo norte do continente americano. Em 1534 chegou a um enorme golfo (hoje chamado de Golfo de São Lourenço) e explorou toda a região, que chamou "Canadá" (do iroquês "Kanata", "aldeia"). Cartier fez três viagens a esse local entre 1534 e 1542.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)