(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Congado, Hip Hop, circo, parkur e outras atrações de rua vão invadir Sete Lagoas

Pela primeira vez, o estado de Minas Gerais sedia o Festival Nacional de Arte de Rua. São mais de 400 artistas em 30 atrações gratuitas de tirar o fôlego de 16 a 31 de agosto. Confira a programação


postado em 07/08/2019 10:36 / atualizado em 07/08/2019 11:50

Na abertura do evento, apresentação da Guarda de Moçambique(foto: Jair Amaral/EM)
Na abertura do evento, apresentação da Guarda de Moçambique (foto: Jair Amaral/EM)
 
Você tem um encontro marcado com a cultura e a diversão entre 16 e 31 de agosto, em Sete Lagoas, a 76 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade que integra o Circuito das Grutas em Minas, vai sediar a primeira edição do Festival Nacional de Arte de Rua . São mais de 30 atrações de diferentes cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Sete Lagoas, se apresentam em uma progamação pluricultural envolvendo dança, música, artes visuais, teatro e circo. As apresentações culturais acontecem em Sete Lagoas e as edições do seminários Artes Urbanas circulam em Lagoa Santa e Paraopeba.
 
Paraopeba Cia de Dança(foto: Julius Zimmermann/Divulgação)
Paraopeba Cia de Dança (foto: Julius Zimmermann/Divulgação)
 

A abertura em 16/08 (sexta-feira) está marcada para as 20h, com apresentação da banda Nômades e convidados e apresentação folclórica com a Guarda de Moçambique Imaculada Conceição, na Casa da Cultura de Sete Lagoas. O sábado (17/08) começa com a Pintura de Mural com Priscila Amoni, na parte externa da Casa da Cultura, às 14h, seguida pela Batalha de MCs e Roda de Conversa - Hip Hop em Movimento, na Pista de Skate da Lagoa da Boa Vista, às 17h. E no domingo (18/08) acontece o Encontro de Parkour, às 09 horas, apresentação da Trupe Gaia, com o espetáculo “O Circo Chegou”, às 10h e uma roda de samba com Mestre Saúva e convidados às 16h.
 
Encontro de praticantes de Parkur (foto: Washington Eloi Francisco/Divulgação)
Encontro de praticantes de Parkur (foto: Washington Eloi Francisco/Divulgação)
 
A segunda-feira (19/08) homenageia o Dia Mundial da Fotografia e na terça (20/08) o grande evento é o seminário Artes Urbanas com uma mesa de debates formada por Flávio Renegado, Lorenzo Caverna e Tiago Delau, a partir das 19h, no auditório da Unifemm, em Sete Lagoas. O seminário continua na quinta-feira (22/08), com as presenças de Flávio Renegado e Erick Bless, no mesmo horário, mas outro local: Auditório Escola Municipal Professora Claudomira, na cidade de Lagoa Santa.
 
Grupo Trampulim(foto: Andre Fossati/Divulgação)
Grupo Trampulim (foto: Andre Fossati/Divulgação)
 
O fim de semana tem início às 19h de sexta (23/08), com a Contação de Histórias do Clube de Letras de Sete Lagoas e contadores locais na Praça da Feirinha, seguida às 20h pelo show com Simone Costa e Lucas Marotta no mesmo local. O sábado (24/08) começa animado com Festival de Capoeira (10h), apresentação da Paraopeba Cia. de Dança, com o Espetáculo “Eterno” (12h e 17h), Pintura de Mural com Priscila Amoni (14h) e performance do Coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, com o espetáculo ”Carrilhão: Vende-se Coisas Velhas de Palhaço” (19h).

O domingo de manhã (25/08) também promete muita animação com Festival de Capoeira, Vivência com Mestre Boca de Peixe e Roda de Capoeira (09h), Duelo de MCs e Batalha de Dança – Família de Rua (09h), Grupo Coletivo Nopok, com o espetáculo “No Pocket” – Um Espetáculo para Todos os Bolsos” (10h) e apresentação da Preqaria Cia de Teatro, com o espetáculo “Tartufo's 80” (11h).
 
Coletivo Nopok Cia de Circo do Rio de Janeiro(foto: GianLana/Divulgação)
Coletivo Nopok Cia de Circo do Rio de Janeiro (foto: GianLana/Divulgação)
 

A programação retorna na terça (27/08) com o Seminário Artes urbanas com a presença de Priscila Amoni, Lorenzo Caverna e Tiago Delau na mesa de debates, a partir das 19h na cidade de Paraopeba. Na quinta (29/08), a atração é a Feirinha Acústica, edição especial do Festival Nacional de Arte de Rua, com Leo Guto (Pop/Folk), Leo Ferreira (MPB), BarbarAmor (MPB), Dan (Pop/Folk), na Praça da Feirinha, a partir das 19h. A sexta (30/08) traz Gabriel Martins, diretamente de Porto Alegre, com o espetáculo “Espaço Arcabouço”, na Praça da Feirinha, às 20h.

O curador Alan projeto fala sobre o processo de distribuição da programação: “O projeto propõe a descentralização e a ocupação dos diversos espaços de Sete Lagoas, como deve ser um grande Festival de Arte de Rua. E preparamos um último dia de atividades concentradas para mostrar ao público a força do evento.”
 
Flávio Renegado(foto: Daryan Dornelles/Divulgação)
Flávio Renegado (foto: Daryan Dornelles/Divulgação)
 

O encerramento do festival se dá no sábado, dia 31 de agosto, na Praça Tiradentes, com uma seleção especial de apresentações para agradar toda a família. Começa com Grupo Cirque De SÓNOIS, com o espetáculo Ovorini Carpintaria Cênica (10h), seguido às 11h pelo Grupo êBA!, com o espetáculo “Pé de sonho e outras histórias”. Vem de São Paulo é e traduzido em Libras. Às 12h30 é a vez do Circo Dux, do Rio de Janeiro, com o Espetáculo “Mix Dux” e às 13h30 se apresenta o Grupo Girino, com o espetáculo “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”.

O gaúcho Gabriel Martins e seu espetáculo “Espaço Arcabouço” são a atração das 14h30, seguido às 16h pelo Grupo Trampulim, com o espetáculo “Manotas Musicais” e às 17h pelo Grupo Camaleão de Dança, com o espetáculo “VERGA”. O show Tamborismo de música percussiva será realizado às 18h e às 19h se apresenta a Banda Nã, seguida às 20h pela DJ Pâmela Anderson. As duas últimas atrações da noite, para fechar o festival são a Banda Aurora Boreal (20h30) e o Duo Bi Duo, às 21h30.

A exposição “Por Entre Ruas”, do Coletivo Interiorizar, estará disponível para visitação todos os dias do Festival Nacional de Arte de Rua 2019 na Praça da Feirinha, Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, Praça Tiradentes, Praça do CAT e Avenida Prefeito Alberto Moura (Bairro Nova Cidade).

Flávia Botelho, da Espaço Ampliar, gestora do projeto, enfatiza a importância da participação no eventos. “Desenvolvemos um projeto com uma extensa programação, completamente gratuita, construindo um evento inovador em Sete Lagoas e região. Convidamos a todos a seguir as redes sociais do projeto @festivalnacionaldeartederua e curtirem o Festival”.
 
Amanda Lopes, Coordenadora de Responsabilidade Social da Cimento Nacional ( patrocinadora do evento) fala da importância desse festival para Sete Lagoas e região: “é um projeto significativo, que possibilita a participação de mais de 400 artistas, em quinze endereços distintos. Sete Lagoas entra para o calendário nacional de eventos, fomentando a geração de renda na cidade por meio da cultura, além do acesso gratuito a tantas atividades.” 

 


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL NACIONAL DE ARTE DE RUA 


16 DE AGOSTO (Sexta-feira)


20h – Abertura do Festival Nacional de Arte de Rua com banda Nômades e convidados (Sete Lagoas) e apresentação folclórica com a Guarda de Moçambique Imaculada Conceição (Sete Lagoas) 
Gênero: Música e Folclore
Local: Casa da Cultura


17 DE AGOSTO (Sábado)

14h – Pintura de Mural ao Vivo com Priscila Amoni (Belo Horizonte)
Gênero: Artes Visuais
Local: Parte externa da Casa da Cultura

17h – Hip Hop em Movimento - Batalha de MCs e Roda de Conversa (Sete Lagoas)
Gênero: Artes Integradas
Local: Pista de Skate da Lagoa da Boa Vista

18 DE AGOSTO (Domingo)

09h – Encontro de Parkour – Treinão da PK Crew (Sete Lagoas)
Gênero: Artes Integradas e esporte
Local: Antigo Zoológico – Lagoa da Boa Vista

10h – Grupo Trupe Gaia, com o espetáculo “O Circo Chegou” (Belo Horizonte)
Gênero: Teatro e Circo
Local: Praça do Escorrega (Várzea)

16h – Roda de samba com Mestre Saúva e Convidados
Gênero: Música e Gastronomia
Local: Beco do Repolho

19 DE AGOSTO (Segunda-feira)

10h às 12h –  Dia Mundial da Fotografia - Intervenção Fotográfica com o Coletivo Interiorizar
Gênero: Artes Visuais
Local: Praça do CAT

16h às 18h  – Dia Mundial da Fotografia - Intervenção Fotográfica com o Coletivo Interiorizar
Gênero: Artes Visuais
Local: Praça do CAT


20 DE AGOSTO (Terça-feira)

19h - Seminário Artes Urbanas
Convidados: Flávio Renegado, Lorenzo Caverna e Tiago Delau
Local: Auditório do UNIFEMM – Sete Lagoas

Mesas redondas com inscrições gratuitas no local do evento, com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas, sujeito a lotação do espaço.


22 DE AGOSTO (Quinta-feira)


19h - Seminário Artes Urbanas
Convidados: Flávio Renegado e Erick Bless
Local:  Auditório Escola Municipal Professora Claudomira -  Lagoa Santa

Mesas redondas com inscrições gratuitas no local do evento, com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas, sujeito a lotação do espaço.


23 DE AGOSTO (Sexta-feira)


19h – Contação de Histórias, com Clube de Letras de Sete Lagoas e contadores locais (Sete Lagoas)
Gênero: Literatura
Local: Praça da Feirinha

20h – Show com Simone Costa  e Lucas Marotta (Sete Lagoas)
Gênero: Música
Local: Praça da Feirinha – Centro

24 DE AGOSTO (Sábado)


10h – Festival de Capoeira “Mantendo as Tradições”, com a Cia. Pernas Pro Ar (Sete Lagoas e Região) Tocando os Fundamentos,
Ônibus Museu da Capoeira, Roda de Capoeira, Bate-papo
Gênero: Artes Integradas
Local: Casarão – Praça Tiradentes

12h - Paraopeba Cia. de Dança, com o Espetáculo “Eterno” (Paraopeba)
Gênero: Dança
Local: Terminal Urbano
14h – Grafite ao Vivo com Priscila Amoni (Belo Horizonte)
Gênero: Artes Visuais
Local: Parte externa da Casa da Cultura

17h - Paraopeba Cia de Dança, com o Espetáculo “Eterno” (Paraopeba)
Gênero: Dança
Local: Shopping Sete Lagoas

19h - Coletivo Nopok, com o espetáculo ”Carrilhão: Vende-se Coisas Velhas de Palhaço”(Rio de Janeiro)
Gênero: Circo
Local: Praça da Feirinha


25 DE AGOSTO (Domingo)


09h – Festival de Capoeira “Mantendo as Tradições”,  com a Cia. Pernas Pro Ar – (Sete Lagoas e Região) – Vivência com Mestre Boca de Peixe e Roda de Capoeira
Gênero: Artes Integradas
Local: Casarão – Praça Tiradentes

09h – Duelo de MCs e Batalha de Dança – Família de Rua (Belo Horizonte)
Gênero: Música, Dança, Artes Urbanas
Local: Parque Náutico - Lagoa da Boa Vista

10h – Grupo Coletivo Nopok, com o espetáculo “No Pocket – Um Espetáculo para Todos os Bolsos” (Rio de Janeiro)
Gênero: Circo
Local: Praça do Carmo

11h – Preqaria Cia de Teatro, com o espetáculo “Tartufo's 80” (Sete Lagoas)
Gênero: Teatro
Local: Feira do Bairro Nova Cidade


27 DE AGOSTO (Terça- feira)


19h - Seminário Artes Urbanas
Convidados: Priscila Amoni, Lorenzo Caverna e Tiago Delau
Gênero: Mesa de debates
Local: Paraopeba


29 DE AGOSTO (Quinta-feira)

19h – Feirinha Acústica, edição especial Festival Nacional de Arte de Rua, com Leo Guto (Pop/Folk), Leo Ferreira (MPB), BarbarAmor (MPB), Dan (Pop/Folk) (Sete Lagoas)
Gênero: Música e Gastronomia
Local: Praça da Feirinha


30 DE AGOSTO (sexta-feira)


20h – Gabriel Martins, com o espetáculo “Espaço Arcabouço” (Porto Alegre)
Gênero: Circo e dança
Local: Praça da Feirinha

31 DE AGOSTO (Sábado) – PRAÇA TIRADENTES

10h – Grupo Ovorini Carpintaria Cênica (Sete Lagoas), com o espetáculo Lê Cirque du Sonóis– Gênero: Circo

11h - Grupo êBA!, com o espetáculo “Pé de sonho e outras histórias”  - Traduzido em Libras (São Paulo)
Gênero: Narração de histórias em português e libras

12h30 – Circo Dux, com o Espetáculo “Mix Dux” (Rio de Janeiro)
Gênero: Circo

13h30 – Grupo Girino, com o espetáculo “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe” (Belo Horizonte)
Gênero: Teatro

14h30 – Gabriel Martins, com o número circense de malabarismo  "Convergência" (Porto Alegre)
Gênero: Circo e dança

16h – Grupo Trampulim, com o espetáculo “Manotas Musicais” (Belo Horizonte)
Gênero: Circo, Música, Teatro

17h – Grupo Camaleão de Dança, com o espetáculo “VERGA” (Belo Horizonte)
Gênero: Dança

18h – Tamborismo (Sete Lagoas e região)
Gênero: Música percussiva

19h – Show com a Banda Nã  (São Paulo)
Gênero: Música

20h – DJ Pâmela Anderson (Sete Lagoas)
Gênero: Música

20h30 – Banda Aurora Boreal (Belo Horizonte)
Gênero: Música

21h30 – Duo Bi Duo (Sete Lagoas)
Gênero: Música

Exposição

“POR ENTRE RUAS” – Coletivo Interiorizar - De 16 a 30 de agosto
Locais: Praça da Feirinha, Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, Praça Tiradentes, Praça do CAT e Avenida Prefeito Alberto Moura (Bairro Nova Cidade)

Antigo Zoológico da Lagoa Boa Vista - Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 498 - Boa Vista - Sete Lagoas
SAIBA AONDE ACONTECEM AS ATIVIDADES
Auditório UNIFEMM - Rua Pedra Grande, 2592 - Santo Antônio - Sete Lagoas
Beco do Repolho - Santa Luzia - Sete Lagoas
Casa da Cultura - Av. Getúlio Vargas, 90 - Centro - Sete Lagoas
Casarão - Praça Tiradentes, 257   - Centro - Sete Lagoas
Feira do Nova Cidade - Av. Prefeito Alberto Moura, 188 - Nova Cidade - Sete Lagoas
Lagoa Boa Vista - Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto - Boa Vista - Sete Lagoas
Lagoa Santa - Auditório Escola Municipal Professora Claudomira - R. dos Expedicionários, 990 (acesso ao auditório pela R. Lourenço Pinto Coelho) -
Paraopeba - E. E. Conselheiro Afonso Pena, Rua Joaquina Cândida, 50 Centro Paraopeba
Parque Náutico do Boa Vista - Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 1454 a 1584 - Boa Vista - Sete Lagoas
Pista de Skate da Lagoa Boa Vista - Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 374 - Boa Vista - Sete Lagoas
Praça da Feirinha (Praça Dom Carmelo Mota) - Av. Cel Altino França, 544 - Centro - Sete Lagoas
Praça do Cat - Orla da Lagoa Paulino - Av. Getúlio Vargas, Centro - Sete Lagoas
Praça do Carmo - Praça Clarindo Cassimiro Silva - Carmo - Sete Lagoas
Praça do Escorrega - Rua Manoel Correia da Cunha, 145 - Várzea- Sete Lagoas
Praça Tiradentes - Centro - Sete Lagoas
Shopping Sete Lagoas - Av. Otávio Campelo Ribeiro, 2801 - Eldorado - Sete Lagoas
Viaduto da Rua Amazonas - Rua Amazonas, esq. com Av. Antônio Olinto - Centro - Sete Lagoas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)